Sachs & larrain

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (285 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Segundo SACHS & LARRAIN (Macroeconomia, Makron Books, 2000, p 196-7.), "a ideia básica da contabilidade do balança de pagamentos está no fato de que há duas definições de conta-corrente: como a balança comercial menos as transferências líquidas do exterior e como a variação da posição do investimento internacional líquido."
Ainda segundo os mesmos autores,na teoria, todas as transações que afetam a conta corrente exigem dois lançamentos na tabela. As convenções contábeis determinam que a soma das duas transações seja zero.
Asseguintes convenções aplicam-se ao balança de pagamentos:
1) Receita de exportações e recebimento de juros do exterior são lançados como itens positivos na conta corrente.
2) Pagamentode importações e pagamento de juros sobre passivos externos são lançados como itens negativos na conta corrente
3) Aumentos em direitos no exterior e reduções no passivo noexterior (saída de capital)são lançados como itens negativos na conta capital
4) Reduções em direitos no exterior e aumentos no passivo no exterior (entrada de capital) são lançados comoitens positivos na conta capital.
[editar]Identidade fundamental
Pelo fato de qualquer transação internacional fazer surgir duas entradas que se compensam no balança depagamentos, o saldo de conta corrente e o saldo da conta capital automaticamente somam zero:
conta corrente + conta capital = 0
Esta identidade também pode ser compreendida considerando-sea relação entre a conta corrente e os empréstimos internacionais. Como a conta corrente é a variação dos ativos externos líquidos de um país, a conta corrente é necessariamenteigual à diferença entre as compras de um país de ativos estrangeiros e suas vendas de ativos aos estrangeiros, ou seja, o saldo da conta de capital antecedido por um sinal de menos.[2].
tracking img