A guerra fria sob o olhar da revista o cruzeiro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3643 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A GUERRA FRIA SOB O OLHAR DA REVISTA O CRUZEIRO.

Mauricius Maia
Astor Antonio Diehl
RESUMO:
O Presente artigo pretende abordar como se deu a interpretação do tema Guerra Fria na revista O Cruzeiro, como se sabe a revista foi de grande repercussão nacional, e latina, e pode se disser moldou o padrão da sociedade brasileira através de suas imagens e seu estilo editorial.Pretendeu se com a pesquisa interpretar os artigos e reportagens contidos na revista O Cruzeiro que falassem sobre a Guerra Fria, conflito político e econômico entre, EUA e URSS, buscou-se fazer uma abordagem política da revista, levando em conta que poucos autores levaram em conta os aspectos políticos contidos em O Cruzeiro. Foram usadas na pesquisa, as revistas O Cruzeiro contida no Arquivo Históricode Passo Fundo, nos anos que vão de 1954 a 1955, nos artigos de Drew Pearson, na coluna Carrossel do Mundo, e os artigos de Theophilo de Andrade, que eram os jornalistas responsáveis pelas matérias de política internacional da revista. O artigo será divido em três capítulos, sendo o primeiro apresentando o tema Guerra Fria, o segundo um pouco da história da revista O Cruzeiro, e por fim como sedeu a interpretação do tema na revista.
Palavras Chaves: Revista O Cruzeiro; Imprensa Brasileira; Guerra Fria.

1. Apresentação do tema Guerra Fria

A Guerra Fria foi um conflito entre as duas superpotências que emergiram após a Segunda Guerra Mundial, Estados Unidos e União Soviética, até então unidas como países aliados, esqueciam suas divergências para lutar contra um mal maior, aAlemanha nazista. Após a derrocada Alemã no fim da Segunda Guerra Mundial, a harmonia que existia entre a União Soviética e os Estados Unidos começou a se desgastar. As relações entre as duas superpotências logo ficaram tão difíceis que, embora não acontecessem lutas propriamente ditas entre os dois blocos opostos, a década posterior a 1945 assistiu a primeira fase da que ficou conhecida como GuerraFria, as potências rivais se atacavam com o uso de propagandas e medidas econômicas e políticas de não cooperação.
O mundo acabou dividido em dois blocos antagônicos, de um lado os Estados Unidos capitalista, que organiza seu sistema com base na propriedade privada da riqueza do país, as forças motrizes do capitalismo são a iniciativa privada na busca de lucro e a preservação da riqueza privada. Ede outro lado a União Soviética comunista, que baseia seu sistema, na intervenção do Estado, a sociedade justa é igualitária, o Estado é dono dos bancos, das fábricas, das terras, a economia deve ser centralizada e o bem estar da população ser salvaguardados por políticas sociais do Estado.
Os dois blocos surgiram em 1945, foi quando ocorreram as conferências de Yalta (fevereiro) e Potsdam(julho/agosto), essas duas conferências demarcaram as fronteiras da Europa, as fronteiras entre os blocos acabou sendo muito mais a base de um complexo jogo geopolítico, cultural e simbólico do que marcos territorial e geográfico.
A conferência de Yalta ocorreu em fevereiro de 1945 e contou com os três líderes das grandes potências, Stalin, Roosevelt e Churchil, foi uma reunião que buscava traçar novasfronteiras na Europa em guerra, quatro pontos fundamentais foram postos em questão na conferência: uma nova organização, chamada de Nações Unidas, substituiria a fracassada Liga das Nações; a Alemanha seria dividida em zonas de ocupação, russa, norte-americana e britânica, Berlim também seria dividida em zonas correspondentes; seriam permitidas eleições livres nos Estados do Leste Europeu; Stalinprometeu se unir à guerra contra o Japão.
A conferência de Potsdam ocorreu em julho de 1945 e também contou com os líderes das principais potências, Stalin, Truman e Churchill, as grandes questões se focavam no futuro da Alemanha, quando as quatro zonas poderiam voltar a se juntar para formar um país unificado, o país seria desarmado, o partido nazista seria desmantelado e seus líderes julgados...
tracking img