Agricultura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1007 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Uso abusivo de agrotóxicos como um dos principais problemas ambientais.
Agrotóxicos são produtos e agentes químicos ou biológicos cuja finalidade é alterar a composição da flora e da fauna a fim de preservá-la da ação danosa de seres vivos considerados nocivos. Os agrotóxicos, principalmente os de origem orgânica vem sendo usados desde 40 a 90 D.C. (depois de Cristo). Entre os mais usadoscitam-se os produtos à base de enxofre e cobre.
O primeiro inseticida sintetizado foi o DDT. Entre os fungicidas, o mais antigo é a calda bordalesa, descoberto em 1874 na França, por Millardet e usada até hoje em muitos países devido à facilidade no preparo e alta eficiência contra doenças causadas por fungos dos gêneros Phytophthora, Pythium, Peronospora, Bremia e outros.
Durante a segunda guerramundial, os agrotóxicos foram utilizados até como arma química. No Brasil, a sua utilização se tornou mais evidente em ações de combate a vetores agrícolas na década de 60. Alguns anos depois, os agricultores foram liberados a comprar o produto de outros países.
De acordo com a deputada estadual Luciana Rafagnin, o consumo de agrotóxicos nas lavouras brasileiras foi cerca de 790 milhões de litros nasafra 2008/2009, o que corresponde a mais de três litros de agrotóxico por habitante. No Paraná, a situação é mais grave: o consumo é três vezes maior do que no resto do país. Enquanto a média nacional de uso de agrotóxicos nas lavouras é de 4Kg por hectare/ano, a paranaense é de 12Kg/ha/ano.
Os agrotóxicos são atualmente responsáveis pelo comércio de bilhões de dólares em todo o mundo. Estassubstâncias podem oferecer perigo para o homem dependendo da toxicidade, do grau de contaminação e do tempo de exposição durante sua aplicação.
Quando bem utilizados, os agrotóxicos impedem a ação de seres nocivos, sem estragar os alimentos. Porém, se os agricultores não tiverem alguns cuidados durante o uso ou extrapolarem no tempo de ação dos agrotóxicos, eles podem afetar o ambiente e a saúde.A ANVISA diz que o descuido com os agrotóxicos pode ser fatal e causar agravos à saúde, tais como: irritações na pele e nos olhos, problemas respiratórios, câncer em vários órgãos e distúrbios sexuais, como a impotência e a esterilidade.
O uso de agrotóxicos tem causado diversas vítimas fatais, além de abortos, fetos com má-formação (já foram registrados casos de transmissão de leucemia para ofeto, por mulheres que estiveram em contato com agrotóxicos durante a gravidez), suicídios (por ser de fácil acesso, corresponde a um terço de todos os suicídios ocorridos na Ásia, África, América Central e do Sul), câncer, dermatoses e outras doenças. Segundo a OMS, há 20.000 óbitos/ano em consequência da manipulação, inalação e consumo indireto de pesticidas, nos países em desenvolvimento, como oBrasil.
O uso descontrolado, a propaganda massiva, o medo de perda de produtividade da safra, a cultura do “fruto bonito é aquele que as pessoas gostam de comprar”, a não utilização de equipamentos de proteção e o pouco conhecimento dos riscos, são alguns dos responsáveis pela intoxicação dos trabalhadores rurais. Os riscos não se limitam ao homem do campo. Os resíduos das aplicações atingem osmananciais de água e o solo. Além disso, os alimentos comercializados nas cidades podem apresentar resíduos tóxicos.
Já no meio ambiente, o uso abusivo de agrotóxicos pode causar a contaminação do ar, solo, água e dos seres vivos, determinando a extinção de espécies de menor amplitude ecológica.
Com o objetivo de monitorar o cumprimento da legislação sobre o grau permitido de resíduos deagrotóxicos nos alimentos, quais produtos podem ser utilizados em cada colheita e garantir que produtos como frutas, verduras e legumes cheguem com qualidade e segurança à mesa dos brasileiros, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) desenvolveu em 2002 o Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos (PARA).
De acordo com a ANVISA, caso a utilização de agrotóxicos esteja acima...
tracking img