Trabfotografia 101211163110 Phpapp02

17230 palavras 69 páginas
A História da Fotografia

A fotografia (escrita pela luz). O termo refere-se a uma forma de registrar a imagem real sem a participação ou interferência do homem, apenas pela ação direta da luz natural e é herdeira direta do desenho e da pintura, não tem um único inventor, ela é uma síntese de várias observações e inventos em momentos distintos e foi inventada a partir de experiências realizadas desde a antiguidade quando se descobriu o fenômeno da “câmera escura”, consiste em um compartimento fechado (como uma caixa ou mesmo um quarto) com apenas um pequeno orifício em um de seus lados; quando os raios de luz entram por este pequeno orifício eles são ordenados, gerando no lado oposto ao furo uma projeção invertida da imagem exterior.

Grande Câmara Escura em forma de liteira, construída em Roma 1646 por Athanasius Kircher.

Na virada do século XVII para o XVIII, as imagens feitas por meio de câmera obscura não resistiam à luz e ao tempo, desaparecendo logo após a revelação. Foram vários os pesquisadores que conseguiram gravar essas imagens, mas todos encontravam dificuldades em sua fixação.

Evolução da Fotografia , Pioneiros e Contribuição Histórica

Aristóteles (384-322 a.C.)

Observou a imagem do sol, em um eclipse parcial ( sem prejudicar os olhos ), projetando-se no solo em forma de meia lua ao passar seus raios por um pequeno orifício entre as folhas de um plátano. Observou também que quanto menor fosse o orifício, mais nítida era a imagem.A descoberta da câmera escura é atribuída a sua pessoa.

O Árabe Alhazen (Séc. X).

Descreveu como observar um eclipse solar no interior de uma câmera obscura. Escreveu o texto “Illusion”, óptico que descreve a “Máquina Fotográfica Obscura”. A inversão do objeto e a sua reflexão do outro lado da câmara ocorre quando, devido ao pequeno orifício, somente um raio de luz passa pela extremidade do objeto, atravessa o orifício e é refletido

Relacionados