A filosofia em africa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (651 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Mestres da Gestão
Gary Hamel – O Revolucionário dos Europeus

É difícil não se ser cínico sobre a gestão.

O livro de Dilbert é o livro de gestão mais vendido de todos os tempos. E écínico a respeito da gestão. De facto, nunca houve tanto cinismo. Ora, é o contrário do cinismo que é necessário, é desafiando as convenções que surge a mudança. Assumir riscos, quebrar as regras a ser ummaverick sempre foram atitudes importantes, mas hoje são mais cruciais duque nunca. Vivemos num mundo descontínuo, em que a digitalização, a desregulação e a globalização estão a reformularprofundamente o panorama económico.

Não esta a falar de todo um ajustamento pela rama, pois não?

Claro que não. O primeiro item na agenda é ser o arquitecto da transformação do seu sector, e nãoapenas da transformação da sua empresa. As empresas que vêem a mudança como, apenas um assunto interno poderão ficar para trás. Em vez disso, é necessário olhar para fora das fronteiras do seu mercado. Sequiserem enxergar o futuro, 80% da aprendizagem terá de ter lugar fora das fronteiras da empresa. Isto não é algo em que as empresas sejam muito boas.

Pensa que a reengenharia de processosprodutivos, que também nos foi apresentado como revolucionário desde o inicio dos anos 1990, se esta a tornar menos revolucionário e mais incremental?

Na reengenharia, há uma grande diferença entrea teoria e a prática. Teoricamente, o que Champy e Hammer disseram (no seu livro de 1993, Reengineering the Corporation) foi verdadeiramente revolucionário. Na prática, aquilo que tenho visto é maisincremental do que uma quebra de paradigma. Mesmo que haja mudanças profundas nos processos, não significa que se esteja a reinventar uma indústria.

As empresas que vêem a mudança como um assuntointerno poderão ficar para trás.

As empresas chegaram ao limite daquilo que as mudanças incrementais podem
Conseguir, e isso que quer dizer?

Durante os últimos 10 anos, as empresas...
tracking img