A fenomenologia e a tecnologia: o real, o virtual e o atual nas perspectivas de husserl e pierre levy.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3432 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A fenomenologia e a tecnologia: uma analise sobre o que e o real, o virtual e o atual nas perspectivas de Husserl e Pierre Levy.
 Daniel Salgado Galvão Nunes
Marco Túlio Cunha Vilela
Prof. Orientador: Renee Aparecida Silveira Ferreira

RESUMO:
Este artigo objetiva refletir a relação dos indivíduos com a tecnologia, discutir sobre as implicações geradas por esta nos sujeitos. Para dar baseas discussões, utilizaremos conceitos fenomenológicos da teoria Husserliana. Dando aparato teórico a discussão sobre a tecnologia, utilizaremos reflexões e propostas do filósofo Pierre Levy, destacando seu livro “O que é o Virtual”. Iniciaremos a discussão elucidando os termos da teoria de Levy sobre o que é virtual, atual e real, de forma a esclarecer e desfazer as dúvidas que se tenha sobre estesconceitos. Proporemos então a definição dos conceitos fenomenológicos da teoria de Husserl, sobre as percepções interna e externa, apontando a relação que elas mantêm com o virtual. Ao elucidar todos estes conceitos iremos relacioná-los a fim de demonstrar que o atual se apresenta aos indivíduos por meio da percepção externa, pois, seu objeto não é evidente e implica uma mudança influenciada pelovirtual. Já o virtual e o real se dão no nível da percepção interna, pelo fato de seu objeto ser evidente. Abordaremos a forma como se dá a influência do virtual no atual através da percepção externa e o desenvolvimento do atual em comparação com o real pela percepção interna e finalmente o atual alimentando o virtual pela percepção externa.
 
Palavras chave: Real, virtual, percepção interna,percepção externa.
 
 
Abstract:
 This paper has the objective of reflection about relationship between man and technology, discuss about implications formed by this in subject. To base the discussions, we will use phenomenological concepts from Husserl’s theory. To give theoretic apparatus to technological discuss we will use reflections and proposes from philosopher Pierre Lèvy, highlightinghis book “What is virtual”. We begin the discussion elucidating theoretic terms from Lèvy’s theory about what is virtual, real and actual, to clarify and dissolve some doubts that surround this concepts. From now on we propose the definition of phenomenological concepts from Husserl, about internal and external perceptions, pointing the relationship that they keep with the virtual. After weclarify this concepts we will relate them to demonstrate that the actual present himself trought external perception, because, you object isn’t clear and implies changes influenced by the virtual. The virtual and the real occur in the level of internal perception, because their object is clear. We will discuss how influence of the virtual acts in real trought external perception and the development ofactual compared with the real by internal perception, and finally the actual feeding the virtual by external perception.
Keywords: Real, Virtual, Actual, Internal Perception, External Perception. 

Introdução:
 A tecnologia, atualmente é vista como um meio de comunicação que des-humaniza as relações. Na comunicação entre indivíduos por meio desta, não há necessidade de presença corpórea, estades-humanização pode ser denominada de virtualização, segundo o filósofo francês Pierre Lèvy, na qual, permite a troca de informações com acessibilidade instantânea. Através da internet o homem constrói uma nova sociedade, que ultrapassa os limites da realidade física e nos permite projetar o “ser” que desejamos. O uso da internet se torna um modelo metafísico à medida que as possibilidades sãoilimitadas.

Para se entender de forma ampla estas transformações faz-se necessário explicitar quais são as maneiras de ser no uso da tecnologia, tais quais, o virtual, o atual e o real. Há também uma necessidade de compreensão de como se dá o uso da tecnologia através destes conceitos. Estas instâncias, virtual, atual e real, podem ser percebidas também fora do âmbito da tecnologia. O ser...
tracking img