Eumesmo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3002 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1. RESUMO EXECUTIVOO resumo ou sumário executivo deve conter de uma a três páginas e traz uma visão geral do plano de negócios. Ele ilustra os diversos módulos do plano de negócios, possibilitando conduzir o seu entendimento, demonstrando seus principais tópicos e apresentando os cenários, a empresa e o negócio. Ele é fundamental para que se possa conseguir cinco minutos de atenção do leitor,pois permite que, nesses poucos minutos, se possa entender, avaliar e acompanhar os planos da empresa, os produtos e/ou serviços, o mercado e o planejamento financeiro. O Resumo Executivo deve ser feito após a elaboração de todos os demais itens do planode negócios, pois é um resumo deles. Um bom resumo executivo responde às seguintes questões sobre o plano de negócios:

1.1 Projeto doPlanoDefinição, de forma sintética, do plano de negócios que se pretende desenvolver e implantar. Indica como a empresa será estruturada para iniciar suas atividades, os produtos e/ou serviços que serão oferecidos, as características do mercado almejado, bem como as estratégias a serem adotadas para o alcance dos objetivos.

1.2 Os Responsáveis e suas CompetênciasConsiste na descrição sumária das funções queos executivos e gerentes exercem ou exercerão na empresa, enfatizando a formação, o conhecimento e a experiência de cada um.

1.3 Os Produtos, os Serviços e a TecnologiaPrincipais características dos produtos e/ou serviços oferecidos pela empresa, bem como a tecnologia empregada. A descrição sintética deve conduzir ao completo entendimento do produto, do processo e da tecnologia envolvida.1.4 O Mercado PotencialÉ o segmento da população que possui interesse, renda e acesso aos produtos e serviços oferecidos por determinada empresa. O estudo das características deste mercado é de extrema importância para que se possam conhecer as necessidades e os desejos dos consumidores e atendê-los de maneira mais eficiente. Pode-se também resumir aqui as necessidades dos principais segmentos demercado que serão atendidos.

1.5 Competências Distintivas – Elementos de DiferenciaçãoEntende-se por elementos de diferenciação as características dos produtos e/ou serviços que os tornam únicos perante a concorrência, atraindo a preferência do consumidor. As vantagens competitivas e as estratégias de marketing são, na maioria dos casos, os fatores mais expressivos utilizados para diferenciar umaempresa de outra. As barreiras à entrada da concorrência devem também ser tratadas aqui.

1.6 Previsão de VendasProjeção da demanda da empresa, tendo em vista o segmento de mercado pretendido, as tendências mercadológicas a curto, médio e longo prazos, a capacidade do público-alvo em aceitar e absorver o novo produto e/ou serviço disponibilizado, entre outros fatores.

1.7 Rentabilidade eProjeções FinanceirasRepresentam a principal fonte de referência e controle da solvência do negócio, sendo utilizadas pelo empreendedor para conduzir suas atividades dentro dos parâmetros planejados, corrigir distorções e adaptar-se às novas variáveis decorrentes de mudanças na conjuntura. O estudo da rentabilidade do negócio e dos resultados financeiros de determinado período é extremamenteimportante para que se possa avaliar o desempenho da empresa e seu grau de eficiência, tendo em vista a comparação entre os resultados esperados e os reais.

1.8 Necessidades de FinanciamentoNecessidades de recurso quando o empreendedor não possui recursos próprios suficientes para arcar com os gastos, havendo, assim, necessidade de financiamento.

2. DESCRIÇÃO GERAL DA EMPRESA
Este tópico contém asinformações básicas da empresa para a atual estrutura de negócios. Fazem parte deste capítulo:

2.1 A Missão da EmpresaA missão da empresa diz respeito à razão da existência da organização, com ênfase nas necessidades de seus clientes que ela irá atender por meio de seus produtos e serviços.
As questões a ser respondidas aqui são:

Qual é a missão da empresa?
Quem são e quem serão...
tracking img