O monge e o executivo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1547 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO

O livro conta a história de John Daily, um executivo de sucesso, que estava empregado em uma importante indústria de vidro plano e era gerente-geral, inclusive o mais jovem gerente-geral da história da empresa. John era casado com Rachel, um Psicóloga. Os dois lutaram juntos durante anos para terem um filhos devido a infertilidade de Rachel. Adotaram um bebê recém-nascido e dois anosmais tarde Rachel ficou grávida de uma menina.

A vida de John era perfeita: um bom trabalho, uma família bem estruturada, dinheiro, casas, enfim, uma vida cheia de satisfações.

Sem que John se desse conta, sua vida começou a desmoronar: a empresa que ele trabalhava passou por uma crise envolvendo empregados e o sindicato. Seu chefe lhe disse que era o culpado, resultado de um problema nogerenciamento, e até a gerente do RH lhe pediu que para reavaliar seus conceitos de liderança; em casa John estava em constante conflito com o filho por ele estar muito rebelde, e com sua filha quase não falava mais. Sua mulher estava reclamando de estar infeliz no casamento, enfim, a vida não estava fácil.

Por insistência da esposa, John foi procurar um pastor da igreja para conversar. Chegandolá o pastor recomendou que John se afastasse por alguns dias para reflexão e recomendou que ele participasse de um retiro em um mosteiro chamado João da Cruz onde um dos frades era Leonard Hoffmann, que John já ouvira muito falar, pois era um ex-executivo de uma das maiores empresas dos EUA.

Mesmo com essa interessante informação, John não queria ir, mas, por grande insistência da mulher foi.Chegando no mosteiro foi recepcionado pelo padre Peter que lhe explicou como seria a programação daquela semana. Logo após, John foi para seu quarto, se acomodou e cansado dormiu.

Quando acordou, no dia seguinte, as cinco da manhã, John se arrumou e foi a primeira cerimônia do dia. John ficava o tempo inteiro pensando em como iria agüentar ir as cerimônias no decorrer da semana, pois eramcinco por dia, já que estava acostumado a ir em duas cerimônias por mês e olhe lá. Durante a cerimônia John ficava imaginando qual daqueles frades poderia ser Leonard Hoffmann.

Saindo da cerimônia, John foi a uma biblioteca e pesquiso na Internet sobre Hoffmann e ficou maravilhado com cada descoberta que fazia dele. Descobriu que Hoffmann era um executivo de sucesso e ra conhecido como a pessoacapaz de transformar varias companhias á beira do colapso em negócios de sucesso. Quando tinha sessenta anos e pouco, perdeu sua esposa e muitos acreditam que foi esse o motivo que levou Hoffmann a desaparecer do mundo dos negócios. Após a pesquisa, John foi até o quarto e encontrou uma pessoa no banheiro fazendo um concerto de um vazamento na privada. Era um homem idoso, grisalho, porém seusolhos e espírito ventilavam e emanavam energia. O idoso se apresentou: Simeão. John mal podia acreditar, mas estava frente a frente com Leonard Hoffmann, mais conhecido no mosteiro coma frade Simeão. John o cumprimentou e inesperadamente começou a dizer para Simeão que precisava de alguns conselhos pois sua vida estava de cabeça para baixo e ele não entendia o por que. John não acreditou no queacabara de falar, pois logo ele, um sabe-tudo pedir ajuda a alguém.

Simeão concordou em falar com ele, todos os dias, antes da cerimônia da cinco e meia da manhã, e promete ajudá-lo mais em suas aulas que seriam todos os dias sobre liderança.

John foi para aula de Simeão e aprendeu muitas coisas. Coisas que antes não enxergava. Ele e seus colegas de curso, que eram mais cinco pessoas,aprenderam o verdadeiro conceito da palavra liderança, que era a habilidade de influenciar pessoas para trabalharem entusiasticamente visando atingir objetivos identificados como sendo para o bem comum. Descobriu que para ter uma boa liderança era preciso saber liderar com autoridade e não com poder. Isso vale não só para a vida profissional mas para a vida com a família, amigos, enfim, paro o social....
tracking img