Israel geopolitica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1398 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Fundamentos de Karl Ernst N. Haushofer

Em 1924 Haushofer Karl, era um general alemão, geógrafo formado, em vias de se tornar um professor de geopolítica, elaborando teses que seriam impactantes na construção da geopolítica clássica que conhecemos nos dias de hoje. Inseridas num contexto político estratégico, desenvolveu teorias sobre a auto-suficiência nacional, analisando a capacidade dedefesa, e soberania de um Estado, direcionando-o ao controle da política externa do país em caso de conflito. Para isso, o autor incorporou na geografia o dinamismo.

Baseou-se essencialmente nas obras de grandes autores geopolíticos que o antecederam para construir suas próprias teses. De Friedrich Ratzel adotou os princípios expansionistas , assim como nacionalistas seguidos pelaantropogeografia do também alemão ,incorporando nesta a teoria de espaço vital, e entre outros conceitos chave do mesmo autor.Como fonte de inspiração Karl H. criou um ponto de vista estratégico conhecido por “fronteira orgânica”, levando em conta a influência da geografia na ciência política de Ratzel, e o determinismo como fundamento. Aliado a esse seguimento, Haushofer defendia a teoria de Friedrich R. do“espaço vital”, reutilizando-a em suas teses.

Outro autor relevante nas construções teóricas de Karl Haushofer foi Rudolf Kejellen , um sueco responsável pela criação das bases da geopolítica . As raízes do pensamento de Halford Mackinder também foram de extrema importância no estudo de Karl H. , pois a partir da visão estratégica de “área pivô” , e das análises de risco que as grandespotências apresentavam , foi possível formular novos traços para o poder terrestre de um país entendendo as vantagens de seu espaço geográfico. Haushofer desenvolveu estratégias no plano geopolítica mundial adaptando as teorias já criadas pelo inglês Mackinder como o conceito de “Heartland”,mas dessa vez partindo de um ponto de vista alemão.

No momento da criação da teoria de Haushofer a Alemanhapassava por uma devastadora crise econômica com o fim da primeira grande guerra mundial, e de certa forma esta derrota foi prevista por ele,o que o incentivou a criar estratégias não necessariamente de revanchismo, mas sim de reconstrução de seu país como uma defensiva. Sua análise científica esclarecia o estudo de geopolítica como um todo, enfatizando a importância entre nação e espaço geográfico.Segundo ele “só uma nação cujo espaço se ajusta às suas necessidades, tanto espirituais como materiais, pode ter esperanças de alcançar verdadeira grandeza”.

Uma das principais teses de Haushofer foi divulgada em 1931 , e esta foi elaborada seguida de um conjunto de outras teorias já adotadas por ele. A tese conhecida por “Pan-Regiões” classifica os países em blocos continentais, cada um destesenvolve o que foi denominado por “Estados - diretórios”, países que no caso liderariam o bloco,estabelecendo ordem na região de domínio.

Esta tese publicada em sua “Revista de Geopolítica” em Munique se trata de uma divisão idealizada do mundo no compreendido espaço de um sistema internacional, facilitando a visão do cenário como um todo.

Nesse contexto , a formação destas áreasgeograficamente compensadas e permitiu o entendimento e a criação de perspectivas futuras para cada país , para isso, a criação de Haushofer obedecia a critérios básicos para a formação dessas áreas. Primeiramente a localização dessas “linhas continentais” seguindo a formação e localização de cada país, além de contar como necessário o acesso ao mar nas relações comerciais. O primeiro princípioincorporado foi conhecido por “Autarquia” que essencialmente estuda a auto-suficiência econômica dos pais e as possibilidades de crescimento para a época. Outro conceito incorporado era o de “espaço vital”, que surgi da teoria de Ratzel , visando o desenvolvimento da população em um dado espaço geográfico, aliados ao determinismo.



Destes fatores, foi analisada a questão das fronteiras que...
tracking img