“A estrutura do sistema de ensino: federal, municipal, estadual”

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (452 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ATIVIDADE:
A partir da leitura do texto “A Estrutura do sistema de ensino: federal, municipal, estadual”, postado como Texto 2 da Aula 1, responda:
1- No texto afirma-se que: ”os vários sistemasexistentes na sociedade articulam-se com o sistema educacional”. Você poderia exemplificar como isso ocorre com o Sistema de Ensino de seu município?
Por sua vez, o conjunto de normas e de leis queregulam a organização e o funcionamento de uma rede de escolas não perde sua identidade de normas e de leis. Todavia,ao se organizarem em um sistema,esses elementos materiais(conjunto das instituições deensino) e ideais(conjunto das leis e normas que regem as instituições educacionais)passam a formar uma unidade,no,caso,um sistema de ensino.Esse todo coerente é formado de elementos funcionalmenteinterdependente que constituem uma unidade completa.Outras relações,no entanto,ocorrem com esses elementos e os transformam em um sistema.
2- Algum elemento relevante em seu município interferiu,ocasionando alterações nos sistemas de ensino das escolas municipais ou estaduais?
Quando instituições escolares recebem recursos do Estado para serem gastos nas escolas, ocorrem ações entre o sistema deensino, o sistema político e o sistema econômico.
3- Os sistemas de ensino das escolas municipais, estaduais ou federais de sua cidade atendem às necessidades do contexto em que estão inseridas?
Osvários sistemas existentes na sociedade articulam-se e relacionam-se com o sistema educacional. Sofrem influência dele e o influenciam.Os vários tipos de contatos, de inter-relações,de conflitos entreos vários sistemas são fruto das condições históricas,ideológicas, econômicas e políticas existentes na sociedade o que significa que,em certo momentos,um ou outro sistema passa a ter influênciamaior sobre os demais.
4- Uma das hipóteses explicativas da ausência de Sistema Nacional de Educação no Brasil é que a estrutura da sociedade de classes dificulta uma práxis intencional coletiva. O que...
tracking img