Resumo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2504 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Federal da Paraíba

Centro de Educação
Curso de Pedagogia
Disciplina: Fundamentos da Educação e do Ensino Fundamental



Resumo

1. UM OLHAR SOBRE O ALUNO: a disponibilidade para ir ao encontro do outro.
Falar do olhar não é a mesma coisa que falar do ver, sobretudo quando se refere ao olhar do educador.
Marilena Chauí, em seu texto A janela da alma, espelho do mundo(2002:35) apresenta diversos laços entre o ver e o conhecer (observar, examinar, fazer ver, instruir-se, informar-se, conhecer, saber), ou seja, olhar para tomar e ter conhecimento e tendo ação, não sendo só um espectador.
Rubem Alves e Madalena Freire relacionam o olhar com o ato educativo e coincidem na afirmação de que ele precisa ser aprendido, além do que não fomos educados para o ver nempara o escutar, o que nos faz ter uma visão mecânica do objeto a ser observado.
O admirar em grego – thaumázein – significa ver, admirar o que acontece diante dos nossos olhos. Aristóteles diz que admirar é a atitude que leva o homem a filosofar, o que nos permite uma capacidade maior de pensar. É um convite à reflexão sobre aquilo que se apresenta diante de nós.
O texto parte da discussão deque o olhar tem que ultrapassar a questão do senso comum: aquela de que olhar é simplesmente ver. Os autores nos levam a uma discussão mais profunda, onde se fala de uma reeducação de nossos sentidos, principalmente da escuta e da visão, como meios de para associá-los à intelectualidade e à reflexão.
O olhar do educador sobre o aluno exige uma capacidade reflexiva, tanto do olhar como do ouvir.O olhar reflexivo do educador sob o aluno nos dão subsídios para afirmarmos que o algo a mais desse olhar encontra-sena capacidade reflexiva. A mesma coisa ocorre com o ouvir cuja ação reflexiva é o escutar.
De modo reflexivo podemos conhecer melhor o que o escutar e o olhar oferecem; já que ambos são saberes e competências fundamentais do educar. Educar consiste e inserir o homem num contextosócio-histórico e cultural e torna-lo participante da comunidade em que vive. É compreender o homem como um ser coexistente e não um ser isolado do mundo que necessita ser o protagonista de sua própria vida.
Quando muitas pessoas voltam-se para si mesmas, cegas e surdas em relação aos apelos do outro, olhares e escutas vêm se tornando cada vez mais raros e distantes da ação de admirar o outro.Sobre isso, a escola se mostra como a portadora da esperança, personificando-se na figura do educador, que é capaz de mediar o social e o cultural. Quando se trata de alunos, limitar-se ao ato natural de ouvir e ver é praticamente insignificante, pois, não existe prazer nem participação afetiva, então, há pouco para se indagar. Por isso o olhar do educador tem que ser espontâneo, dependendo, éclaro, da intenção que lhes é atribuída.
Pretende-se com esse ver que foge do comum, evidenciar que é o educador que precisa aprender a olhar a vida, o ato de educar e o aluno com olhos reflexivos, estes que trazem o sabor da curiosidade para a descoberta; que buscam o entendimento; olhos de percepção aguçada que se desdobram para continuamente rever, conhecer e explorar, no sentido de ampliarpossibilidades para que esse aluno apresente o que ele tem de melhor. É um olhar mais investigativo, que se une em cumplicidade com a escuta para fazer presença e querer saber.
É com o olhar do educador que o aluno se presentifica e deixa-se capturar pelo fascínio de ser descoberto e merecedor de nossa atenção. Porém, os educadores também são alvos de olhares contemplativos e desejam tem uma sinceraaceitação por parte dos alunos.
Cabe à sociedade em geral, mas à escola em particular, estabelecer metas a se empenhar em contribuir com a saída das crises humanas; ainda levar o aluno a compreender para melhor atuar diante de tantas mudanças que afetam sua essência e a comunidade do homem.
A solução desse problema se dará quando buscarmos uma integração das diversas dimensões do humano: a...
tracking img