A escolha profissional entre vestibulandos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 25 (6024 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A ESCOLHA PROFISSIONAL ENTRE VESTIBULANDOS:
um estudo sobre os sentidos e os significados da carreira e do trabalho.

Laís Elayne Lôbo Pinto (graduanda em Psicologia – UFMA)
Profa. Dra. Denise Bessa Léda (orientadora – UFMA)

RESUMO: A escolha profissional articulada aos sentidos e significados que os vestibulandos constroem acerca das carreiras e do trabalho, perpassa à análise sobre adinâmica do mundo do trabalho, que, dialeticamente, produz a sociedade e é transformada por esta última. A escolha profissional envolve fatores significativos na história de cada pessoa. E que fatores podem ser significativos e preponderantes para a decisão do curso superior ou a carreira a serem seguidos? Em tempos de reestruturação produtiva e de mudanças nos sistemas tradicionais de seleção paraacesso ao ensino superior, o que mais concorre para a escolha de uma profissão? Estas são questões pertinentes à temática do presente estudo. Esta pesquisa concretizou-se com a participação voluntária de oito (8) sujeitos, cujas idades variam entre 16 e 19 anos de idade. No contexto desta pesquisa, três (3) cursavam o último ano do ensino médio em uma escola pública da rede estadual e cinco (5)estavam matriculados em um curso pré-vestibular. Ambas as instituições estão localizadas em bairros de classe média na cidade de São Luís–MA.

Palavras-chave: Escolha profissional. Sentidos e significados. Reestruturação produtiva.

CAREER CHOICE BETWEEN VESTIBULANDOS:
A study on the senses and meanings of career and work

ABSTRACT: The professional choice to articulate meanings that buildschool students about careers and work, running through the analysis of the dynamics of the world of work, which, dialectically, the company produces and is transformed by it. The professional choice involves significant factors in the history of each person. And what factors may be significant and prevalent to the decision of college or career to follow? In times of productive restructuring andchanges in traditional systems of selection for admission to higher education, which further contributes to the choice of a profession? These issues are relevant to the subject of this study. This research became a reality with the voluntary participation of eight (8) subjects, whose ages range between 16 and 19 years old. In the context of this research, three (3) attending the last year of highschool in a public school of the state and five (5) were enrolled in a pre-university course. Both institutions are located in middle-class neighborhoods in the city of São Luís, MA.

Keywords: Choose professional. Meanings. Restructuring of production.

1 INTRODUÇÃO
Há que se considerar que a discussão sobre escolha profissional articulada aos sentidos e significados que os vestibulandosconstroem acerca das carreiras e do trabalho perpassa à análise sobre a dinâmica do mundo do trabalho, que, dialeticamente, produz a sociedade e é transformada por esta última. E no emaranhado de transformações tecidas por aquela dinâmica, desponta a educação enquanto fator imprescindível na teia de formação sociocultural dos indivíduos.
Se de um lado temos a educação e o trabalho enquanto elementosreprodutores e ou transformadores de uma sociedade, de outro, temos os sujeitos: trabalhadores e educandos, imersos de forma direta e indireta, respectivamente, na dinâmica do trabalho. Mas é sobre estes sujeitos, os educandos, em sua maioria, adolescentes, que se concentram as atenções quando se trata de inserção no mundo do trabalho. E isso se faz sentir na reunião de esforços, seja por parte dafamília, no âmbito da escola ou de políticas públicas, voltados à formação sociocultural e à preparação para o mundo do trabalho.
Ao contrário do que se pode imaginar, a formação para o trabalho não se inicia somente no decorrer de um curso superior. Inicia-se desde o começo da escolarização formal. E é bem verdade que essa formação e a preocupação com uma boa preparação se intensificam,...
tracking img