A escolha do tema na pesquisa científica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (613 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O assunto sobre o qual iremos discorrer nos instiga a retomar alguns conceitos abordados por meio do texto “Pesquisa científica: interesses e motivações”

Diante das elucidações nele ressaltadas,um importante aspecto emerge de forma preponderante, o qual representa um dos primeiros passos a serem tomados mediante essa importante empreitada de se tornar um (a) pesquisador (a). Por excelência, aescolha do tema, por mais que estejamos conscientes de tal decisão, é uma tarefa que costuma ser um pouco árdua.

Pode até ser que algumas ideias comecem a entrecruzar entre si, mas uma realidadeinquestionável também tende a tomar conta dos projetos, das decisões em questão. Esta temível realidade se define pelo fato de que a escolha que você fez pode ter sido a de outrem, e daí aquelequestionamento parece rondar a todo instante: será mesmo que a temática escolhida terá alguma (ou nenhuma) relevância? Assim, diante de fatores como esses, optamos por abordar acerca de alguns pontos queporventura o (a) ajudará a trilhar por caminhos mais estreitos, consequentemente menos sinuosos.

O primeiro deles diz respeito à importância de se optar por um tema com o qual você se identifique e,sobretudo, goste, pois de um aspecto todos hão de concordar: quando fazemos algo que nos proporciona prazer, as chances de “colhermos bons frutos” são bem maiores. Isso sem falar que se assim for, asmotivações, os interesses em se dedicar, ainda que os esforços se encontrem além das possibilidades, serão ainda mais significativos.

Ao optar por um curso de pós-graduação, você não o fará poracaso, tampouco se sentirá sozinho (a), sem nenhum suporte com o qual poderá compartilhar rumo à concretização dos objetivos propostos. Dessa forma, um dos procedimentos é se interagir com as linhas depesquisa abordadas no programa da pós-graduação que você optou por fazer, bem como seguir, sobretudo, os comandos proferidos por aquela que irá orientá-lo (a) durante o tempo que você estiver...
tracking img