A era do conhecimento e seus efeitos nas relações de trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (889 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1. A ERA DO CONHECIMENTO E DA INFORMAÇÃO

A tecnologia e a informação estão afetando as relações econômicas e sociais, fica impossível não haver uma verdadeira revolução no mundo do trabalho,consequentemente no Direito do Trabalho. O trabalho, como forma de emprego remunerado, constitui-se no núcleo referencial das relações entre o capital e o trabalho na nossa civilização. Enquanto atecnologia industrial substituiu a força física do ser humano, a tecnologia do computador promete substituir a mente, colocando máquinas inteligentes no lugar dos seres humanos.
Wassily Leontief, citaem uma de suas declarações: “o papel dos humanos, como o mais importante fator de produção, está fadado a diminuir, de mesmo modo que o papel dos cavalos na agricultura foi de início diminuído edepois eliminado com a introdução dos tratores”. Frisa, que o conhecimento é o futuro, haverá grupos com especialistas e pesquisadores, que serão responsáveis pela nova economia voltada para a área datecnologia. Os poucos empregos que estão disponíveis hoje na economia global da alta tecnologia são do setor do conhecimento. Não podemos pensar que os trabalhadores sem nenhuma qualificação estarãoprontos para assumir um cargo na área do conhecimento após um treinamento, infelizmente não serão todos beneficiados. Mesmo que fossem disponibilizados cursos e especializações para os trabalhadoresbraçais, ainda não poderiam todos assumir uma melhor posição dentro das empresas, não há vagas para todos.
Após a II Guerra Mundial, os empresários americanos ameaçados pelo crescimento dasexigências dos trabalhadores e determinados a manter seu controle sobre os meios de produção, voltaram-se à nova tecnologia da automação, tanto para se livrarem dos trabalhadores rebeldes, quanto paramelhorar sua produtividade e seu lucro. A Terceira Revolução Industrial está provocando uma crise econômica mundial, com a perda de milhões de empregos para a inovação tecnológica e a decadência do poder...
tracking img