A empresa dos sonhos e outras aspirações dos jovens

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1848 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 INTRODUÇÃO

Neste trabalho falarei um pouco sobre a as empresas dos sonhos dos jovens. A geração Y tende a achar que uma empresa boa é aquela que possui renome internacional, dá carreira internacional para os funcionários etc.; já a geração Y busca estabilidade, bom salário e benefícios, e não só empresa com nome e aparência. Há uma dificuldade comum a todas as organizações de qualquerparte do mundo que não se trata da transformação, da tecnologia, da concorrência, dos fregueses, dos chefes autoritários, dos colegas invejosos. É um problema de diferenças de valores, de pretensões, crenças, de pontos de vista. É, em suma, um problema de gerações. De gerações em subversão.
Tendo a visão de que a comunicação é extremamente importante, o gestor de uma empresa deve criarestratégias que derrube qualquer possibilidade de barreira na comunicação entre duas gerações. Deverá, também, trabalhar de forma clara o comportamento organizacional objetivando melhorias da eficácia da organização onde trabalha.
É no ambiente de trabalho que os jovens mostram que estão mais preocupados com seus próprios valores. Por serem seus colaboradores, mas organizações tem flexibilizado ashierarquia, dando prioridades a ética e responsabilidade. Hoje, nem se é discutido mais sobre como a geração X e Y pode agir em equilíbrio com a vida pessoal com a carreira profissional. Isso não tem sido nem se quer mais perguntado, a vida fora da organização tem sido prioridade sem questionamentos.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 VISÃO GERAL

A pesquisa A empresa dos sonhos e outras aspirações dosjovens, feita pela Cia de Talentos em parceria com a NextView mostrou que as empresas estão se distanciando dos jovens em relação as pretensões, desejos e ofertas dadas pelas organizações.
Essa pesquisa analisou que os jovens almejam estar em grandes empresas, tendo base para esse desejo a idéia de que grandes marcas vendem mais produtos e possuem mais cliente, sendo assim, boa empregadora.
Amídia possui grande influência na construção da imagem das organizações, mas todos sabem que funcionários satisfeitos se desempenham melhor e fazem com que marcas, como a Petrobrás e o Google, cresçam sempre mais.
Mas nem sempre essa visão dos jovens está em sintonia com a realidade das grandes empresas. As mesmas podem até remunerar bem seus colaboradores, mas nem sempre satisfazem as expectativasde evolução de cada um. O jovem necessita ter qualidade no ambiente de trabalho, aberturas na empresa para que desenvolva projetos que, estudadas e comprovadas, sejam benéficas a organização.

2.2 PERFIS DO BRASIL

Os jovens brasileiros principalmente os estudantes e recém-formados desejam obter sucesso em empresas privadas, especialmente nas indústrias e setores de serviços.
Muitos dessesjovens sentem estar preparados para ocuparem bons cargos no mercado de trabalho, mas segundo pesquisa realizada, o percentual de jovens que possuem esse pensamento é de 86% dos entrevistados, eles acreditam estarem preparados para grandes responsabilidades.
Desse percentual de 86%, apenas 43% estão realmente preparados, possuindo fluência em alguma língua estrangeira. Antes, quem possuíafluência no inglês ou até em outra língua como o espanhol tinha uma ajuda a mais na hora da seleção para um cargo. Nos dias de hoje essa é uma das necessidades básicas para ter maior destaque, ou estar em igualdade com outros candidatos.
Mas, essa realidade não pode ser generalizada, pois não se pode escolher a pessoa só pela fluência em língua estrangeira. Esse não precisa ser um critério a serutilizado, por exemplo, em micro e pequenas empresas. Basicamente, empresas de grande e médio porte que costumam utilizar de critérios mais rigorosos e exigentes.

2.3 QUERO SER UM LIDER NA VERSÃO LIGHT

Os jovens possuem grandes desejos e um deles é o de ser líder nas empresas. A liderança para os jovens parece compensar pelo poder e a autoridade, mas nem sempre há uma preparação para um cargo...
tracking img