A eja e a psicopedagogia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2580 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
PSICOPEDAGOGIA E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Márcia Haydée Cavalcanti Schmid* Universidade Federal Fluminense – UFF / RJ

RESUMO O presente trabalho consiste no início de uma pesquisa sobre o entrecruzamento da Educação de Jovens e Adultos e os estudos realizados no campo da Psicopedagogia. Pretende-se apresentar o marco inicial desta pesquisa, ocorrido no IX Curso de Formação deAlfabetizadores do Nordeste, na Universidade Federal Fluminense, em julho de 2001, em que os participantes foram motivados a olhar a sua história e entenderem-se nela, ora como aprendentes**, ora como ensinantes***, e também levar ao conhecimento dos educadores do PAS alguns conceitos chaves que norteiam a visão dos nossos estudos em Psicopedagogia. O trabalho realizado no IX Curso de Alfabetizadores doNordeste levou à produção de textos individuais, chamados de memorial, que nos apresentam histórias de vida que se relacionam implícita e explicitamente com a nossa prática pedagógica e com o papel que exercemos de educadores, levantando, assim, vários questionamentos acerca da influência de nossos processos de aprendizagem sobre nossa maneira de lidar com o aluno, isto é, com o processo deaprendizagem do outro. Pretende-se, ainda, através da troca de saberes e vivências proporcionada pela Semana de Alfabetização, enriquecer esta pesquisa que aqui se inicia.

* Pós-Graduanda em Psicopedagogia na Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ Pedagoga pela Universidade Federal Fluminense – UFF Coordenadora Pedagógica do Programa Alfabetização Solidária / UFF Membro do Núcleo de Educação eCidadania – NUEC / UFF

** Ensinante e ***aprendente* são termos de Alicia Fernàndez, psicopedagoga/educadora argentina, que designam uma visão de educador e educando indo além do espaço de aprendizado formal (escola, outras instituições, etc.) para todo espaço de vida do sujeito. Estes termos nos sugerem, ainda, a flexibilidade destes papéis, reconhecendo que o sujeito pode ser num momentoensinante* e noutro aprendente* no processo de aquisição do conhecimento.

PSICOPEDAGOGIA E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
CONTEXTO DA EXPERIÊNCIA: Introdução
Visando intensificar os trabalhos realizados no campo da Formação de Profissionais da Educação de Jovens e Adultos, iniciamos pesquisa integrando os estudos nesta área com os estudos da Psicopedagogia. Entendendo que começamos a traçar umcaminho inovador, até então não percorrido por nenhum pesquisador, aceitamos o grande desafio e pretendemos avançar no campo da Educação de Jovens e Adultos visando à formação do educador que nela atue. Através das aulas no curso de Pós-Graduação em Psicopedagogia, vivenciadas pela autora deste trabalho, tivemos contato com diversas áreas relacionadas aos problemas de aprendizagem, porém, sentimos anecessidade de uma abordagem que priorizasse a Educação de Jovens e Adultos. Sendo assim, começamos a coletar informações e fazer leituras que nos indicassem o caminho de entrecruzamento da Psicopedagogia e a Educação de Jovens e Adultos. Ao analisar as questões relativas às influências das nossas vivências no processo de aprendizagem na nossa prática pedagógica, vimos que aí se encontra o iníciopara este estudo que pretende ir – e irá – muito além. Apresentaremos inicialmente o campo da Psicopedagogia para que se possa ter um conhecimento geral sobre este assunto e seus conceitos principais. Posteriormente, em breve conclusão, apresentamos nossa proposta de trabalho para a Educação de Jovens e Adultos, especificamente no Programa Alfabetização Solidária.

Fundamentação Teórica
Apsicopedagogia vem com o passar do tempo sofrendo influências de diversas correntes teóricas. A partir da década de 50/60, no seu início, a psicopedagogia tinha uma visão médica, enfocando o problema que acontecia com o sujeito com relação à aprendizagem. Esta visão partia de uma abordagem neuropsicológica, uma vez que existindo um problema de aprendizagem, este deveria ser sanado investigando-se qual...
tracking img