Psicopedagogia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3543 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho Apresentado no Curso de Pós-Graduação de Psicopedagogia Clínica e Institucional
Psicopedagogia institucional e oficinas psicopedagógicas: uma parceria possível para o processo de ensinar e aprender

Ingrid Oliveira Santos Costa

RESUMO

Este trabalho discute a importante atuação psicopedagógica institucional na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Discorre a respeito dascaracterísticas dos alunos da EJA, das dificuldades que a escola enfrenta para realizar o seu trabalho nesse segmento especificamente, diante da problemática da evasão escolar. Propõe que o trabalho psicopedagógico institucional se volte para o desvelamento das situações de conflito que caracterizam a relação pedagógica, bem como para a implementação de uma ação positiva em parceria com o trabalhodesenvolvido nas oficinas psicopedagógicas procurando atender as necessidades apresentadas pela instituição.

Palavras-chave: Educação de jovens e adultos; psicopedagogia institucional; oficinas psicopedagógicas; evasão escolar.

INTRODUÇÃO

Sabe-se, nos dias de hoje, que a psicopedagogia tem desenvolvido seus estudos a fim de compreender o processo de aquisição do conhecimento pelo ser humanoaprimorando seus instrumentos e embasando a sua prática com conceitos teóricos.

Bossa (2000), conceitua o termo psicopedagogia como um campo de investigação do ato de aprender e como um saber científico. Considera que esta área vem criando um corpo teórico próprio, sistematizando instrumentos capazes de dar conta de suas investigações, não se propondo a especializar um profissional dando a eleparte do que lhe falta, mas fornecendo-lhe um novo olhar para caminhos percorridos. E é desse olhar que o psicopedagogo tem, que ele deve intervir no processo de ensinar e aprender, tornando-se possível uma riquíssima parceria entre a psicopedagogia institucional e as oficinas psicopedagógicas, porque é por meio delas que os envolvidos podem experimentar, criar, produzir, sentir, pensar, inventar,refazer, errar, corrigir, aprender, repensar, reinventar e ensinar.

A problemática apresentada pela Instituição J. P. A., no município de Rodrigues de Freitas, atende a modalidade de Educação de Jovens e Adultos / EJA e em nossa visita ao estabelecimento para desenvolver nosso estágio institucional, a Coordenadora Pedagógica nos relatou que a maior dificuldade que a escola está enfrentando nomomento é a Evasão Escolar nesta modalidade, pois tem atingido um percentual de 39% ao final do primeiro semestre. A situação preocupa muito a equipe gestora, envolvendo os docentes e discentes, pois estão cientes que se este índice tão grande de evasão continuar, a modalidade de Educação de Jovens e Adultos, não será mais oferecida para a comunidade. Com isso os alunos do próprio bairro serãotransferidos para outra instituição, certamente uma que tenha níveis de frequência mais significativa. Diante disso, investigaremos qual o motivo ou o obstáculo que está levando os alunos(as) a se evadirem da escola e com isso gerando um índice tão grande de evasão.

As causas podem ser as mais variadas que levam o aluno a deixar de estudar, como:

A necessidade de entrar no mercado detrabalho/desemprego/baixos salários;
A falta de interesse pela escola/desmotivação;
Baixa auto-estima;
Dificuldades de aprendizado;
Doenças crônicas/gravidez precoce;
Dificuldades de locomoção/transporte;
Falta de incentivo dos familiares;
Mudanças de endereço;
Dificuldade para encontrar apoio nas divisões das tarefas domésticas.

Neste trabalho desenvolveremos um estudo sobre as possíveiscausas da evasão escolar, e o que leva o aluno a desistir da escola. O texto mostrará o que podemos fazer para combater a evasão com a contribuição da psicopedagogia institucional em parceria com as oficinas psicopedagógicas no processo de ensinar e de aprender, pois as condições das instituições muitas vezes não superam as expectativas de nossos alunos evadidos.

Nesse sentido, este trabalho...
tracking img