A economia solidaria e o trabalho associativo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1228 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RESENHA

Leite, Márcia de Paula. A economia Solidária e o Trabalho Associativo: Teorias e Realidades. Revista Brasileira de Ciências Sociais Vol.24 nº69 fevereiro de 2009, 18p.


Márcia de Paula Leite possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (1972), mestrado em Ciência Politica pela Universidade Estadual de Campinas (1983), e doutorado emSociologia pela Universidade de São Paulo (1990). Atualmente é professora titular-ms6 da Universidade Estadual de Campinas. Faz parte do conselho editorial das seguintes publicações: Revista latinoamericana de estudios del trabajo, Enterprise and Work Innovation Studies, Sociología del Trabajo, Revista Trabajo e Organizações e Trabalho. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologiado Trabalho, atuando principalmente nos seguintes temas: Mercados de trabalho, reestruturação produtiva, sindicatos.


O artigo é constituído de Introdução, Subtítulos e Considerações Finais. Na introdução a autora fala que o texto consiste em um balanço de estudos sobre Economia Solidária. Trata-se de discutir, de um lado, o quadro teórico que os estudos sobre o tema vemconformando, tanto em nível internacional, como nacional, e, de outro, a importância que o fenômeno vem adquirindo nos dois casos. Em primeiro lugar, busca delimitar a discussão teórica sobre o tema, e em segundo, ele se debruça sobre o exemplo argentino, uma das experiências mais interessantes de difusão do cooperativismo como um fenômeno social expressivo nos primeiros anos da presente década. Finalmente,o texto propõe uma análise da experiência brasileira a partir de balanços nacionais. È no quadro atual de crise do trabalho assalariado que os estudiosos começaram a detectar um conjunto de movimentos criados por trabalhadores que perderam seus empregos e que não conseguiram se reinserir no mercado de trabalho ou por aqueles que vivem na informalidade. Centrada especialmente, na formação decooperativas de trabalho e de produção e de associações de trabalhadores, nas quais busca-se a autogestão, tais experiências vêm sendo reconhecidos sob o nome de Economia Solidária. Para alguns o conceito de Economia Solidária remete às experiências britânicas inspiradas por Richard Owen, nas quais a ideia da transformação social das relações de produção capitalistas e sua substituição pelos princípiossocialistas de igualdade e solidariedade. Para outros, trata-se de um fenômeno novo, que tem a ver com a crise da relação salarial que se abriu no século passado, que embora retome experiências do século XIX como as cooperativas e os empreendimentos auto gestionários, adquire novos significados no atual contexto econômico e social. Juntamente com Chanial, Laville contextualiza a economia solidáriana crise econômica e cultural que marcou o final dos anos 60, na qual inclui exigências de uma maior qualidade de vida.
Renomados pesquisadores, como Rosa Luxemburgo, Bernstein e o próprio Marx ressurge no momento atual, tendo em vista a grande quantidade de experiências que vêm se espalhando pelo mundo, em virtude das mudanças que ocorreram no mercado de trabalho. É nesse contextoque a discussão sobre os limites e potencialidades do cooperativismo se avivam e que novas teorias surgem para dar conta do fenômeno. Vale pensar que muitas experiências, embora localizadas e prenhes de dificuldades, que dificilmente apontaria um projeto de transformação mais radical da sociedade, despontam como novas formas de sociabilidade, nas quais setores mais vulneráveis da sociedade vêmencontrando possibilidades de inserção social que lhes têm permitido recuperar a dignidade e autoestima. No que se refere ao passado, essas experiências resgatam os princípios estabelecidos pela cooperativa de Rochdale, Nesse sentido, elas extrapolam o simples objetivo de alternativa ao desemprego, adquirindo um nítido potencial emancipador.
Jeam Louis Laville tem sido um dos principais...
tracking img