Trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (690 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
MONOPÓLIO

O preço e a quantidade de equilíbrio nos mercados é resultado da ação da oferta e da demanda. Entretanto, a oferta e a demanda interagem de modo que apresentem resultados muitodistintos em cada mercado, pois cada um tem características específicas de produto, condições tecnológicas, acesso, informação, tributação, regulamentação, participantes, localizado no espaço e no tempo que otornam único. Porém existem características comuns que permitem classificar as diferentes estruturas do mercado.
As estruturas de mercado são modelos que captam aspectos inerentes de como osmercados estão organizados. Cada estrutura de mercado destaca alguns aspectos essenciais da interação da oferta e da demanda, e se baseia em algumas hipóteses e no realce de características observadas emmercados existentes, tais como: o tamanho da empresa, a diferenciação dos produtos, a transparência do mercado, os objetivos dos empresários, o acesso de novas empresas, entre outras.
O monopóliojuntamente com a concorrência perfeita são descritas como estruturas clássicas básicas. São dois casos extremos já que o primeiro é definido como o único provedor de um produto no mercado enquanto o segundodiz que a dimensão de uma empresa é insignificante em relação as demais.
Uma estrutura de mercado monopolista apresenta três características principais:
• Uma única empresa produtora do bem ouserviço;
• Não há produtos substitutos próximos;
• Existem barreiras à entrada de firmas concorrentes
Nessa estrutura, a firma é única, de maneira que a entrada de novas firmas alteraria a estrutura domercado. Em consequência, o monopólio somente se mantém se a firma conseguir impedir a entrada de outras firmas no mercado. Diversos fatores podem concorrer para a manutenção do monopólio,representando barreiras ao acesso de novas firmas Por exemplo a dimensão reduzida do mercado; a existência de patentes, o que impede a produção de um dado produto por firmas concorrentes; a proteção oferecida...
tracking img