A diversidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 24 (5763 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A diversidade no curso de Pedagogia no Brasil

A diversidade no curso de Pedagogia no Brasil: construção de uma experiência para os direitos humanos The diversity in the Course of Pedagogy in Brazil: construction of an experience for the human rights
KADLUBITSKI, Lidia1 JUNQUEIRA, Sérgio2

Resumo: O presente artigo objetivou analisar a diversidade cultural no Curso de Pedagogia, no Brasil,acreditando-se que, pela educação, pode-se compreender e praticar os direitos humanos, a fim de que todos possam viver juntos, em uma sociedade multicultural, respeitandose uns aos outros. Para tanto, desenvolveu-se uma pesquisa documental, fundamentada na análise de alguns suportes legais, considerando a LDB n. 9.394/96, as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia,Resolução CNE/CP nº 1 e Parecer CNE/ CP nº 5/2005, e a Declaração Universal dos Direitos Humanos, entre outros. Os resultados apontam que ao Curso de Pedagogia atribui-se a responsabilidade pela formação de professores, preparando esses profissionais para o exercício de sua profissão, bem como para a atuação com a questão da diversidade, presente na sociedade brasileira, e, assim, colocar emprática a Declaração dos Direitos Humanos. Portanto, é fundamental que os cursos de Pedagogia cumpram a legislação que os normatiza, formando educadores conscientes da necessidade de inserir a diversidade cultural nas suas práticas pedagógicas, integrando teoria e prática, com o objetivo de exercer o seu papel de transformação da educação e da sociedade. Palavras-chave: Educação. História da Pedagogia.Diversidade Cultural. Direitos Humanos.

1 INTRODUÇÃO A educação como resultante do processo histórico de uma sociedade não se constitui em uma atividade neutra, pois é delineada pelas instituições, atividades culturais e pelas políticas públicas (sistema de organizações burocráticas – administrativas) (SEVERINO, 1986). Dessa forma, a educação é regulamentada de acordo com as políticas definidaspor uma correlação de forças complexas, envolvendo interesses locais, nacionais e internacionais (BONETTI, 2006). E, assim, a sociedade é controlada por meio da legislação educacional, composta pelas concepções ideológicas dominantes e intermediadas pelo Estado, buscando defender os seus interesses, por meio de valores universais.
1 Discente do Programa de Mestrado em Educação, Centro deTeologia e Ciências Humanas da Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR, Cep. 80215-901, Curitiba, Paraná, Brasil.

Professor de Ciências da Educação, no Centro de Teologia e Ciências Humanas da Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR, Cep. 80215-901, Curitiba, Paraná, Brasil.
2

Educação em Revista, Marília, v.10, n.1, p.15-28, jan.-jun. 2009.

15

KADLUBITSKI, L.;JUNQUEIRA, S. Dentro dessa totalidade, emerge a necessidade de contextualizar o Curso de Pedagogia, e, dentro dele, perceber como a diversidade é concebida enquanto diretrizes e políticas e, principalmente, o que ela traz como desafio para sua real execução, de modo que os direitos humanos possam ser efetivamente alcançados por todos os cidadãos da nossa sociedade. As Diretrizes Curriculares Nacionaispara o Curso de Pedagogia, aprovadas pelo MEC, em 2006, por meio da Resolução nº 01/CNE/CP/2006, considerando o Parecer nº 5/CNE/CP/2005, abordam amplamente as questões da diversidade, abarcando a realidade cultural e miscigenada da sociedade brasileira. Também contribuem para avançar na construção dos direitos humanos, econômicos, sociais, culturais e políticos, de sorte que a diversidade culturalnão seja mantenedora da inferiorização e desigualdade de alguns grupos em relação a outros grupos culturais. Necessita-se, assim, de uma formação consistente na instrumentalização dos pedagogos para a leitura do cenário sócio e étnico-racial, para a realização de pesquisas e uma efetiva aplicação de resultados, bem como para serem agentes de educação e das relações sociais, visando à superação...
tracking img