Agatha christie: vida e obra da rainha do crime

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 24 (5779 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
AGATHA CHRISTIE: VIDA E OBRA DA RAINHA DO CRIME[1]

Samuel Segabinazzi[2]

RESUMO


O objetivo deste artigo foi pesquisar e trazer a todos os interessados na cultura literária inglesa um pouco sobre a vida e obra da escritora Agatha Christie. Este artigo buscou fugir um pouco do convencional ao trazer curiosidades e histórias interessantes das obras e criações da escritora juntamentecom as clássicas informações quase sempre encontradas ao se pesquisar sobre o assunto. Foi adotada como estratégia de elaboração uma pesquisa acurada sobre a biografia de Agatha Christie, suas obras e seus detetives. A opção pelo tema revela a importância da escritora para a literatura mundial além de servir de inspiração para novos escritores de romances policiais.


Palavras-chave:Romance Policial. Agatha Christie. Detetives Ingleses. Literatura Inglesa. Biografia Literária.




ABSTRACT

The objective of this paper was to research and to bring to all the interested in the English literary culture a little about the life and work of the writer Agatha Christie. This paper searched to escape a little of conventional to bring curiosities and interesting stories of thewriter’s works and creations together with traditional details almost always found when research the subject. It was adopted as a strategy for development accurate research about the biography of Agatha Christie, his works and his detectives. The choice for theme reveals the writer’s importance to world literature beyond serve as inspiration for new writers of crime novels.

Key-words: CrimeNovel. Agatha Christie. English Detectives. English Literature. Literary Biography.

1. INTRODUÇÃO



Este artigo tem como principal objetivo apresentar a escritora de romances policiais Agatha Christie e um pouco de suas obras para os amantes da literatura inglesa ou de romances detetivescos. Também possui o objetivo de instigar os leitores deste artigo a lerem os livros da Rainha do Crime,como também é conhecida Agatha Christie, além de conhecerem fatos interessantes sobre sua vida e curiosidades históricas sobre seus livros. Ainda serão apresentados os personagens mais importantes da escritora e suas características mais peculiares, bem como situações curiosas das histórias de seus romances e a influência em várias outras mídias que essas histórias exerceram.
O artigo está divididoem quatro partes principais. A primeira é a Biografia onde há informações sobre a vida da escritora de um modo geral: sua infância e adolescência, o primeiro casamento, seu momentâneo desaparecimento, a traição do marido e consequente divórcio, além do segundo casamento. O segundo item é intitulado Obras e Modus Operandi e diz respeito sobre as obras da Agatha no mundo do romance policial e dáenfoque especial ao seu livro mais famoso, o “Caso dos Dez Negrinhos”.
No terceiro item deste artigo temos os Detetives criados por Agatha Christie, dentre os mais importantes há Miss Jane Marple e Hercule Poirot. Nesta seção, Poirot recebe ênfase e algumas situações curiosas que ocorrem com ele são relatadas. Por fim, na última seção temos as Outras Mídias onde é apresentada a influência dosromances policiais de Agatha no mundo fora dos livros: o cinema, a televisão e o teatro, além de jogos para computador.


2. BIOGRAFIA



2.1. Infância e Adolescência


Agatha Mary Clarissa Miller nasceu em Torquay, Devonshire, Inglaterra, em 15 de setembro de 1890. Seu pai era Frederick Alvah Miller, um americano rico e corretor da bolsa, e sua mãe era Clara Bohemer, aristocratainglesa.
Regina Gonçalves, em seu site, relata que a pequena futura Rainha do Crime, aos quatro anos de idade, já lia sozinha um livro de estórias; menina curiosa, ela cultivava o hábito de perguntar a babá o que era toda palavra que via em qualquer lugar que fosse. Logicamente, tornou-se uma leitora voraz desde muito cedo. Agatha estudou piano desde a infância e não frequentou a escola. Sua...
tracking img