A dislexia

Páginas: 4 (793 palavras) Publicado: 5 de outubro de 2012
Eliomara Santos Silva

Análise fílmica apresentado a disciplina de Introdução a Psicopedagogia – Curso de Pós-graduação em Psicopedagogia Transdisciplinar do Instituto Superior de EducaçãoOcidemnte (ISEO).


Professora Mrs. Maria Tereza Oliveira Machado





























Itabuna – BA
Agosto de 2012
A educação inclusiva exige de toda a sociedade ocompromisso e competência, para que assim possa acontecer na prática. Surge, então, um dos maiores desafios da educação deste século, fazer com que o processo de inclusão torne-se realidade.
A escolaé um espaço de aprendizagem e enquanto instituição educativa deve estar preparada para acompanhar crianças, adolescentes e jovens ao longo do seu processo de desenvolvimento, tornando-os criativos eautônomos.
A Constituição Brasileira de 1988, capítulo III, da Educação, da Cultura e do Desporto, artigo 205, prescreve:

“a educação é direito de todos e dever do Estado e da Família”. Em seuartigo 208, prevê que “o dever do Estado com a educação será efetivado mediante a garantia de atendimento educacional especializado aos portadores de deficiência, preferencialmente na rede regular deensino” (BRASIL, 1988).

É nesse sentido que a inclusão é mais que um modelo para a prestação de serviços de educação especial. É um novo paradigma de pensamento e de ação, no sentido de incluirtodos os indivíduos em uma sociedade na qual a diversidade está se tornando cada vez mais ampla.
Com base no Filme Como as Estrelas na Terra pudemos observar o comportamento do menino Ishaam,identificado como dislexo, que apresentava certa dificuldade em se relacionar com o mundo escolar, mediante a opressão e abandono da família e a falta de um ambiente escolar estruturado para trabalhar com seuproblema.
Diante de tal situação, o menino é forçado a se isolar e sua família lhe coloca em um colégio interno. Ishaam vai perdendo aos poucos seus referenciais sociais e passa a entrar num...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Dislexia
  • dislexia
  • Dislexia
  • Dislexia
  • Dislexia
  • Dislexia
  • DISLEXIA
  • DISLEXIA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!