A dislexia em sala de aula

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2125 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO: Busca-se nesse artigo analisar e compreender o significado do que é dislexia e como dever ser o processo de intervenção em sala de aula.com alunos que possuem tal transtorno visando focar, especialmente, o papel do educador e do psicopedagogo como sujeitos intermediários.


PALAVRAS-CHAVE: dislexia – sujeito – participação – aprendizagem.


INTRODUÇÃO

A decodificação é acapacidade que temos como escritores ou leitores ou aprendentes de uma língua para identificarmos um signo gráfico por um nome ou por um som. Esta capacidade ou competência lingüística consiste no reconhecimento das letras ou signos gráficos e na tradução dos signos gráficos para a linguagem oral ou para outro sistema de signo.


O presente texto tem como objetivo estabelecer uma reflexão sobre aautonomia da escola pública, buscando analisar as estratégias e atitudes necessárias para sua implementação, tendo em vista o papel do sujeito coletivo no processo de luta pela liberdade, bem como rever os percalços que impedem a concretização da autonomia no ambiente escolar e reconhecer a importância de uma educação libertadora, que construa cidadãos autônomos e críticos perante a realidade social.Para tanto, recorre-se a Silva (2000) a fim de conceituar autonomia, refletir sobre os instrumentos que possibilitam sua concretização nas escolas públicas e compreender a importância do sujeito coletivo. Já a partir da leitura de Ghanem (2010) pode-se analisar o processo de participação da sociedade civil. Vale ressaltar também, o estudo do Plano Nacional de Educação (2001), documento quepontua algumas metas em relação à autonomia das escolas públicas brasileiras. E, por fim, busca-se por meio de Ude (2008) entender a importância das redes sociais no processo de luta por objetivos comuns, entre outros autores.


AUTONOMIA, PARTICIPAÇÃO E LIBERDADE: O SUJEITO COMO FATOR ATIVO

Nos últimos anos, a autonomia da escola pública tornou-se uma necessidade educacional, uma vez que elapossibilita uma abertura maior de participação da sociedade, especialmente, dos sujeitos que compõem a comunidade escolar: alunos, funcionários e família.

Alguns documentos oficiais do governo brasileiro, como o Plano Nacional de Educação (2001), contemplam um diagnóstico da educação no país, a fim de lançar diretrizes, objetivos e metas para enfrentamento dos problemas educacionais, no prazo dedez anos. Em relação à autonomia das escolas públicas, o Plano Nacional de Educação objetiva em suas metas efetivar um padrão de gestão democrática que tenha por finalidades a descentralização e a autonomia da escola, visando maior participação da comunidade escolar, bem como estimular a iniciativa e a ação inovadora das instituições.

No entanto, a descentralização da escola pública, foi vistapor muitos, como uma transferência de obrigações por parte do governo. Mas, a política educacional deve ser concebida e praticada hostilizando-se o pensamento, as reivindicações e os anseios da comunidade escolar, uma vez que, a falta de mobilização popular torna-se um dos percalços na concretização da autonomia nas escolas públicas brasileiras.

Para tanto, faz-se necessário que todos tenhamclareza sobre o conceito de autonomia, pois não há como lutar por uma escola autônoma sem conhecer o significado dessa palavra. De acordo com Silva, “fazem parte do conceito as ideias de sujeito e de normas, autônomo, desse modo, é um sujeito capaz de propor e conduzir-se por normas sugeridas ou aceitas livremente por ele próprio” (SILVA, 2002, p.58).

Assim, no âmbito educacional, a autonomiaimplica a livre escolha ou criação das normas escolares, com um poder descentralizado e aberto à participação de todos os membros da comunidade escolar.

Desse modo, torna-se fundamental a compreensão sobre uma gestão democrática e participativa, pois por meio desse processo as decisões escolares podem ser compartilhadas por todos, atendendo principalmente aos interesses da comunidade escolar. E...
tracking img