Plano de aula

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1970 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO
É de suma importância que o profissional da educação, tenha um plano de aula, sendo este com um objetivo e uma lógica. É frequente os professores terem alunos com TDA (Transtorno de Déficit de atenção), TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade) e Dislexia. Quando ocorrem fatos de professores trabalharem com alunos, com alguma das deficiências citadas acima, seráimprescindível um plano de aula e muito bem elaborado, pois terá de suprir as necessidades de todos os alunos, tendo que manter os alunos com essas necessidades com o mesmo nível de aprendizagem dos demais alunos da turma.
PLANO DE AULA 6º ANO
Em uma turma de 6º Ano pretendo explicar o seguinte conteúdo: Potenciação, porém têm algumas dificuldades a turma tem 40 alunos, sendo que deste um total de20 alunos contêm laudo com alguns transtornos, são estes Déficit de Atenção em que 12 alunos sofrem com o transtorno, Déficit de Atenção e Hiperatividade em que quatro alunos sofrem com o transtorno e Dislexia em que quatro alunos sofrem com o distúrbio.
Para ensinar potenciação para essa turma, e como será trabalhado com alunos com alguns distúrbios é primordial que para ensinar esses conteúdosque serão levados para toda a vida, a explicação seja feita de uma maneira diferente, uma maneira que chame a atenção desses alunos e os deixe querendo saber mais.
Inserir esses alunos no próprio cotidiano é uma estratégia, por este motivo o essencial com estes alunos é trabalhar um pouco sobre o meio ambiente que está sendo degradado pelo homem, esta será uma estratégia para ensiná-los apotenciação e ainda torná-los críticos. É essencial que na organização da sala e que os alunos que possui Déficit de Aprendizagem e os alunos com Déficit de Aprendizagem e Hiperatividade sentem na frente. E que a sala esteja organizada em fileiras.
Os alunos que possuem dislexia podem estar sentados em qualquer lugar, só que no momento em que eles tiverem fazendo seus exercícios, eles devem ser bemorientados, devendo sempre estimular a auto correção dos erros ortográficos e estimulá-los na leitura. É essencial que todos os alunos compreendam a matéria para poder avançar no conteúdo.
Ao ensinar todo o conteúdo e tratando sobre o meio ambiente, em que serão levadas para a aula imagens bem coloridas para chamar a atenção dos alunos, será aplicado exercícios em que os alunos com dislexia serãobem acompanhados sendo praticado o que foi dito anteriormente.
Por fim, seria muito bom levá-los para um passeio, esse passeio poderia ser ao zoológico em que todos iriam interagir com o meio ambiente que foi citado em sala de aula. E será bem evidenciado que toda a turma terá compreendido bem o conteúdo de potenciação. Caso tenha acontecido de alguns alunos não ter compreendido a matéria, peçapara que ele sente com um colega que entendeu a matéria, talvez ele entenda a explicação do colega melhor que a do professor.

PLANO DE AULA PARA O 7º ANO
Em uma turma de 7º Ano pretendo explicar o seguinte conteúdo: Equação, porém têm algumas dificuldades a turma tem 35 alunos sendo que deste, um total de 15 alunos contêm laudo com alguns transtornos, são estes Déficit de Atenção em que 8alunos sofrem com o transtorno, Déficit de Atenção e Hiperatividade em que quatro alunos sofrem com o transtorno e Dislexia em que três alunos sofrem com o distúrbio.
Ao levar este conteúdo para a sala de aula, é necessário sempre se lembrar dos alunos com os distúrbios, por isso a organização da sala deve ser feita em fileiras, e os alunos que sofrem com Déficit de Atenção e os que sofrem comDéficit de Atenção e Hiperatividade, devem sempre se sentar a frente e que deve ser uma aula que chame a atenção desses alunos que pode ser uma tarefa difícil, mais é normal esses alunos sempre se interessarem por atividades contidas em seu cotidiano, por isso é necessário à multidisciplinaridade.
É de suma obrigação do professor que torne de seus alunos cidadãos críticos, por este motivo para...
tracking img