A disciplina teoria da contabilidade nos cursos de graduação

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (344 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A DISCIPLINA TEORIA DA CONTABILIDADE NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

A disciplina teoria da contabilidade veio a se tornar obrigatório nos currículos dos cursos de graduação em contabilidade somente noano de 1994, por ser opcional, poucas faculdades ofereciam essa disciplina. Com isso os estudantes de graduação de contabilidade teve um aumento na sua formação, tendo mais facilidade nas explicaçõesdos aspectos contábeis.
A teoria da contabilidade oferece o apoio para que a contabilidade exerça o seu papel como um sistema de informação e avaliação destinado a prover os usuários comdemonstrações e análises de natureza econômicas, financeira, física e de produtividade, atendendo a seu principal objetivo.
A contabilidade surgiu cerca de quatro mil anos a.C., pode se observar que ohomem, sem moeda, sem escrita e até mesmo sem os números arábicos da forma atual, cuja atividade era pastoreio, executava a contabilidade da forma mais rudimentar possível. Usava então o conjunto depedras para calcular a quantidade de rebanho existente naquele inverno e comparar com o inverno seguinte.
O homem cria então o inventário, comparando com anos consecutivos, ou seja, os dois últimosinvernos, chega a conclusão de um crescimento em seu rebanho.
Os objetivos da contabilidade são a avaliação da riqueza, medir a variação da riqueza, proporcionar dados para a tomada de decisão. Chegaassim a um produto final da contabilidade, dado pelo nome de balanço patrimonial.
Teoria da contabilidade é uma disciplina de extraordinária importância para ajudar a formar profissionais quesabem não apenas o como fazer da profissão, mas também o por que.Uma teoria é importante para explicar e ajudar na pratica profissional.
O objetivo da contabilidade pode ser estabelecido como o defornecer informação estruturada de natureza econômica, financeira e, subsidiariamente, física, de produtividade e social, aos usuários internos e externos à entidade objeto da contabilidade.
O...
tracking img