Atps - contabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2978 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

Administração de empresas – Contabilidade Geral



Atividades Práticas Supervisionadas – ATPS
Etapas número 01 02 e 03:
- Patrimônio, balanço patrimonial e demonstração do resultado do exercício.







Introdução

Com vistas a refletir sobre o conteúdo abordado e transmitido em aula pelo professor, pesquisar outras fontes ligadas a Contabilidade Geral e fazer umcomparativo entre elas com sua aplicação na sociedade, nas organizações e nas pessoas, foi elaborado o trabalho que se segue:

Na Etapa 1 será abordado a questão patrimônio, fazendo com que se possa entender e classificar corretamente as contas de uma empresa.
Na Etapa 2, será mostrado de forma adequada a estruturação de um balanço Patrimonial, onde será possível compreender a sua importânciaeconômico-financeira dentro de uma empresa.
Na Etapa 3, além de entender a importância da elaboração da Demonstração de Resultado do Exercício, ainda será compreendido a correlação com o Balanço Patrimonial, a identificação das contas que compõem este demonstrativos conforme legislação vigente no país.

A influência da Contabilidade nos cursos de Graduação

Sobre o artigo “A disciplina Teoria daContabilidade nos cursos de graduação – algumas considerações” de José Carlos Marion, o tema principal que o autor abordou é como deve ser feito o aprendizado da Teoria da Contabilidade e a dualidade de teoria versus prática no decorrer do curso. José Carlos defende que a importância da teoria da contabilidade nos cursos de graduação e como alguns profissionais encontram dificuldades ao explicar ospontos principais dessa matéria. A teoria se torna essencial para que a prática seja baseada em informações sólidas e possa prover bases para o futuro profissional atuar no produto final da contabilidade, que são os relatórios e que serão utilizados para a tomada de decisão do usuário, ou seja, relatórios incorretos podem gerar uma decisão tomada incorreta e que pode causar danos ao usuário/entidadeirreversíveis à organização.
A partir de 1994 a disciplina Teoria da Contabilidade tornou-se obrigatória nos cursos de graduação em Contabilidade. Alguns aspectos poderão contribuir para melhor se ministrar essa disciplina e a obrigatoriedade da mesma veio trazer enorme contribuição para a formação dos estudantes. A resistência por parte deles existe, já que alguns afirmam que o curso deContabilidade deveria ser focado mais em sua parte prática. Encarando esse fato alguns desafios deverão ser enfrentados como, por exemplo:
• Os ministradores da disciplina devem preparar um conteúdo em nível de graduação sem profundidade demasiada;
• O material bibliográfico deve ser definido adequadamente para dar suporte ao curso;
• Deve ser estabelecido o momento ideal para a aplicaçãodesse conteúdo no curso, seja ele no começo, meio ou fim, essa definição deve ser feita ao longo dos 5 anos;
• Usar recursos que mantenha acesso o interesse pela disciplina.

Ainda como forma de amenizar a visão negativa que a Contabilidade tem no Brasil e por ser considerada uma disciplina sem muita profundidade, o professor José Carlos cita algumas recomendações para que se possa buscarmaior sucesso ao apresentar esse estudo:
• A disciplina não pode ser iniciada abruptamente, indo diretamente para os princípios sem que antes aconteça um melhor entendimento do contexto em que nasceu essa teoria.

• Se os textos de contabilidade focarem somente a teoria isso poderá cansar os alunos, pois não dará a eles uma visão global de como os ensinamentos serão usados no cotidianode uma empresa, para isso o professor defende que a disciplina precisa vir acompanhada de exercícios que os levem a compreender casos práticos.

• Na graduação os conceitos apresentados devem ser feitos em doses homeopáticas e com clareza, devem ser evitado uma linguagem muito complicada.

• A escolha ideal do professor para ministrar essa disciplina é extremamente importante pois é...
tracking img