A desigualdade social

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 119 (29546 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
LUIZ CARLOS DE MACEDO

A PRÁTICA DA RESPONSABILIDADE SOCIAL NO SETOR VAREJISTA BRASILEIRO

MONOGRAFIA APRESENTADA AO CORPO DOCENTE DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO DE INICIATIVAS SOCIAIS DO PROGRAMA DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO DA COORDENAÇÃO DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO COMO REQUISITO PARCIAL PARA OBTENÇÃO DO TÍTULO DE ESPECIALIZAÇÃO.COPPE/UFRJ Rio de Janeiro 2005

MACEDO, LUIZ CARLOS DE A Prática da Responsabilidade Social no Setor Varejista Brasileiro [Rio de Janeiro] 2005 100 p. 29,7 cm (LTDS/PEP/COPPE/UFRJ, Especialização, Gestão de Iniciativas Sociais, 2005) Monografia - Universidade Federal do Rio de Janeiro 1. Responsabilidade Social 2. Varejo I. COPPE/UFRJ II. Título (série)

2

Dedico este trabalho, primeiramente, ameus avós José Gomes e Alzira Pinheiro, que já não estão mais juntos de mim neste plano, mas que me criaram como seu filho, desde pequeno e sempre lutaram muito – e conseguiram – para que eu tivesse boas oportunidades na vida. A minha tia Donata, pelos seus cuidados de mãe e pelo grande exemplo de dedicação, trabalho e amor. A minha mãe Noeme, meu pai Aramiz e a meus irmãos Marcos (Fio) eClaudiomiro (Polaco), por sempre me apoiarem nos meus empreendimentos pessoais e profissionais. A Thalita Dominato, minha namorada, meu amor, minha amiga e companheira em todos os momentos. Meu apoio e inspiração nas horas difíceis e meu brilho nos momentos de alegria.

3

AGRADECIMENTOS Agradeço, primeiramente, ao Sr. Nelson Cândido Alves, varejista de pequeno porte, proprietário de uma padaria emFoz do Iguaçu (PR), que me deu meu primeiro emprego e ensinou-me que a realidade do varejo exige trabalho e muita dedicação, mas que ela também é muito gratificante para aqueles que acreditam nesse tipo de negócio. Agradeço de uma forma bem especial ao GVcev - Centro de Excelência em Varejo da FGV-EAESP, por ser a principal fonte de referência e inspiração deste trabalho. Ao Prof. JuracyParente, coordenador do GVcev, pela sua grande contribuição ao desenvolvimento do setor varejista brasileiro. Uma figura incansável como mestre e profissional, que tem me enriquecido com o seu apoio e sabedoria. À equipe do Programa FGV-EAESP de Responsabilidade Social no Varejo: Roberta Cardoso, coordenadora técnica; Prof. Jacques Gelman e Prof. Juracy Parente, coordenadores; em especial, a VandrezaFreiria, companheira de trabalho dedicada e compromissada com a nossa tarefa de mobilizar o varejo para a responsabilidade social. Agradeço muito à Profª. Beany Monteiro, por ter orientado este trabalho, colaborando de maneira séria e decisiva para a concretização dos objetivos propostos. A meus amigos Marcelo Bertini Aversa, Renato Moya e Adriano Maricato, companheiros de vida, profissão e grandesincentivadores da responsabilidade social empresarial nos setores, regiões e organizações em que atuam. Agradeço a Deus, por iluminar meu caminho, orientando-me pela fé e esperança em um mundo melhor e em dias melhores, sobretudo, nos momentos mais difíceis. Por último, agradeço a todas as pessoas e empresas que, de alguma maneira, contribuíram com o meu trabalho.

4

Depois do automóvel, oveículo de quatro rodas mais utilizado no mundo é o carrinho de supermercado. (National Geographic)

5

LISTA DE TABELAS Tabela 1 – Distribuição percentual do pessoal assalariado e de salários e outras remunerações, segundo natureza jurídica – Brasil – 1996/2003 Tabela 2 – Distribuição percentual do número de empresas, do pessoal assalariado e dos salários e outras remunerações, segundoseção da CNAE – 1996/2003 Tabela 3 – Variáveis selecionadas das empresas industriais, segundo a divisão de atividades – Brasil – 2002/2003 Tabela 4 – Pessoal ocupado por empresa, salário médio, produtividade e taxa de margem de comercialização, nas três divisões do comércio varejista – Brasil – 1996/2003 Tabela 5 – Pessoal ocupado por empresa, salário médio, produtividade e taxa de margem de...
tracking img