A cultura na sociedade atual- poder e cultura. 2º bimestre

Páginas: 7 (1646 palavras) Publicado: 27 de novembro de 2014
MÓDULO 7
Conteúdo para a prova NP-2 – 2º bimestre


7 - A cultura na sociedade atual- poder e cultura.

Bibliografia básica:
“Cultura e relações de poder” in SANTOS, José Luiz dos. O QUE É CULTURA, SP: Brasiliense, 2006. pp. 80-86.


Bibliografia complementar e endereços para pesquisas eletrônicas:

- Sobre o tema cultura, poder e meio ambiente:
FOLADORI, Guillermo; TAKS,Javier. Um olhar antropológico sobre a questão ambiental. Mana, Rio de Janeiro, v. 10, n. 2, Oct. 2004 . Disponível em

- Sobre cultura e relações de poder no Brasil:
daMATTA, Roberto. Você tem cultura, artigo publicado no Jornal da Embratel, Rio de Janeiro, 1981. Disponível em




Desenvolvimento do conteúdo

Até aqui foi ressaltado o conceito de cultura como algo que identificaum povo, como seus hábitos, costumes e saberes. Dessa perspectiva, podemos falar que independente de classes sociais e posições de poder, todos fazem parte de uma mesma totalidade. Entretanto, é necessário lembrar que a cultura está sujeita às disputas e conflitos que, dentro de uma sociedade leva diferentes grupos a ocuparem posições em uma hierarquia que os torna menos poderosos ou, na outraescala, com bastante poder.
Os poderes econômico e político têm um efeito direto sobre a cultura.
Ocorre que, em uma sociedade de classes, os recursos não são divididos de forma igualitária, ou seja, alguns grupos possuem mais riqueza e por isso têm acesso a mais informação, educação formal, aos bens culturais como um todo, da arte ao saber.
Por isso dizemos que saber é poder.
No processohistórico de formação da sociedade capitalista, o domínio dos saberes técnicos especializados foi importante para criar noções como progresso e desenvolvimento. A indústria, o comércio e a oferta de serviços se tornaram especialidades que dependem do domínio também da tecnologia. Os indivíduos mais qualificados conseguem ocupar posições mais privilegiadas economicamente.
A cultura se transformou emassunto de mercado, através de produtoras, empresas ou editoras que comercializam arte, diversão e saberes, e também em assunto institucional, como as escolas e órgãos públicos dedicados a ela.
Portanto, existe uma intensa movimentação de interesses na forma como a cultura “circula” em nossa sociedade. Alguns grupos pressionam o Estado para que os bens culturais, da diversão ao saber, sejam de acessoa uma maioria, e não uma minoria.
Assim, a erradicação do analfabetismo é muito importante para toda a sociedade, e interessa a todos. Chamamos a isso de “democratização da cultura”.

Quando um Estado coloca em prática uma política de democratização cultural, sua missão deve ser a de dar apoio às várias formas de manifestação cultural: a cultura erudita deve chegar ao público que não temdinheiro para pagar por ela; a cultura popular deve ter incentivo para não depender apenas dos interesses empresariais que querem vender mais e acabam deixando de lado verdadeiros talentos; os meios de comunicação de massa devem diversificar sua programação, dando igual espaço a todas as manifestações culturais, de todas as classes sociais.

Toda essa relação de poder foi colocada até agora,dentrode uma única sociedade que possui a mesma influência cultural. E entre diferentes culturas, é possível afirmar que as relações de poder interferem?
Sim!
Da mesma forma como alguns grupos conseguem o domínio econômico dentro de uma sociedade, por isso têm acesso a uma parte “privilegiada” da cultura, entre diferentes sociedades essa mesma disputa ocorre.
Algumas nações mais poderosaseconomicamente no cenário mundial garantem mais acesso a educação, aos saberes de forma geral, e também à arte e diversão. Elas também influenciam mais as outras do que são por elas influenciadas.
Portanto podemos afirmar que há desigualdade cultural entre os povos atualmente.
A diversidade cultural é acompanhada de diferenças de poder.

Vamos ler um trecho do autor indicado na bibliografia para...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A cultura na sociedade atual- poder e cultura
  • A ética na cultura da sociedade atual
  • A cultura na sociedade atual
  • A cultura na sociedade atual
  • Sociedade, cultura, economia e população da Grécia atual
  • Poder e cultura
  • Cultura e poder
  • Cultura e poder

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!