faound

423 palavras 2 páginas
1. Porque o conceito de raça é um dos mais complexos em sociologia? Explique porque as teorias raciais foram desacreditadas?
O conceito de raça é um dos mais complexos por causa da contradição entre seu uso comum e cotidiano e sua suposta base cientifica as pessoas atualmente acreditam que os seres humanos podem ser divididos em raças biologicamente diferentes.
As teorias raciais foram desacreditadas, pois em termos biológicos, não existem raças claras, apenas algumas variações físicas entre seres humanos. As diferenças no tipo físico entre grupos advêm da consangüinidade entre a população, que varia conforme o grau de contato entre diferentes grupos sociais ou culturais. A diversidade genética dentro de populações que compartilham de traços físicos visíveis é tão grande quanto a diversidade entre elas.

2. Defina etnicidade, apontando as diferenças em relação ao conceito de raça. Porque os sociólogos preferem o termo etnicidade?
Etnicidade se refere às praticas e perspectivas culturais de uma determinada comunidade e pessoas, que as separa das outras. Os sociólogos preferem o termo etnicidade, pois é um conceito social sem significado biológico para causar confusão. O conceito de raça implica algo fixo e biológico, o conceito de etnicidade é puramente social em seu significado.

3. Defina o que são, na visão sociológica, os conceitos abaixo:
1 - Grupos de minoria;
Em sociologia os membros de um grupo minoritário estão em situação de desvantagem quando comparados com o grupo dominante, os sociólogos freqüentemente usam o termo minoria de maneira não literal, em referencia a posição subordinada de um grupo dentro da sociedade, em vez de sua representação numérica.
2 - Preconceito e discriminação;
Preconceito se refere a opiniões e posturas que alguns membros de um grupo mantêm em relação a outros.
Discriminação se refere ao comportamento adotado em relação a outro grupo ou pessoa.

4. Defina o que é racismo e como foi desenvolvido o conceito de

Relacionados