A Cultura Do Cinema

Páginas: 20 (4914 palavras) Publicado: 28 de abril de 2015
Caso Prático Inicial -- The Barn (1994), Paula Rego (1935)






Paula Rego nasceu a 26 de Janeiro de 1935 em Lisboa, com apenas 17 anos de idade, Paula, muito incentivada pelo seu pai, ingressou para a Slade School of Fine Art em Londres, onde conheceu vários artistas entre os quais o seu futuro marido, Victor Willing, com quem casou em 1959 e de quem teve 3 filhos.
Após várias viagens entrePortugal e Londres, finalmente fixa-se em Londres não cessando as viagens e visitas a Portugal, principalmente à sua família na Ericeira.
Actualmente, é representada pela Marlborough Fine Arts, ainda trabalhando e residindo em Londres. O seu reconhecimento foi alcançado maioritariamente nos anos 90, elevando assim o seu nome não só no quadro artístico português ou inglês, mas tambéminternacionalmente, com 50 anos.
Em 1990 tornou-se a Primeira Artista Associada da National Gallery, em Londres, Paula conta com inúmeras exposições individuais, retrospectivas em museus e galerias de renome, conta ainda com vários prémios e distinções. Entre essas distinções destaca-se: em 2010 recebeu a Ordem do Império Britânico com o grau de Dama Oficial pela sua contribuição para as artes; Em 2011recebeu o Doutoramento Honoris Causa da Universidade de Lisboa; E Paula Rego foi ainda considerada uma das quatro melhores pintoras vivas de Inglaterra.

“The Barn” (O celeiro) é uma tela de 1994 em acrílico, cujo tema é uma rapariga a ser espancada por duas adolescentes.
É de linguagem técnico-formal devido às suas: influências; planos; composição; e cores. Tem presentes os movimentos realistas eneo-expressionistas, onde a sua composição é dominada por uma figura central e diversos enquadramentos.
“O Celeiro” teve como inspiração a arte popular junto com o conto de Joyce Carol Oates, a história conta uma amizade entre duas adolescentes de fraco carácter que tinham por hábito faltar à escola e quando uma delas arranja um namorado a outra fica ciumenta e acabam por separar-se. A jovem ciumentadescobre um celeiro deserto e quando decide explorá-lo aparece uma velha que a espanca, porém essa velhota é um fantasma que a obriga a jurar guardar segredo. O tempo passa e um dia a outra rapariga é encontrada morta no mesmo celeiro. O seu namorado é preso sem nenhuma prova ter sido encontrada.

SIGNIFICADO DA PINTURA:
- Neste quadro estão representados um conjunto de medos, desde os receiosancestrais dos morcegos/vampiros, aos trabalhos do dia-a-dia do estábulo ou à imagem da própria mulher que, mais que tratadora de animais, representa-se eroticamente sobre palhas cobertas de pano negro.
- Outras mulheres chicoteiam com vergastas não a passiva e fértil vaca, mas a sua própria imagem enquanto mulheres.
- É uma pintura no feminino e sobre o feminino adensado de fantasmas demasculinidade e de raízes sentidas nas formas fortes e nas cores sombrias, ainda que marcadas pelo girassol amarelo, ou animadas pelo elemento animal – a vaca – procurando uma aproximação ao real pelo irracional.
- As formas femininas expressam, de forma geral, força física impondo-se a um mundo que ainda as lê delicadas e impotentes.


Tempo -- 1905-1960
Da Exposição dos Fauves à viragem dos anos 60O ano de 1905 assinala o fim de uma era de felicidade para a Europa, a Belle Époque, e o começo de outra era mais violenta, marcada pela escalada de rivalidades e violência que resultou no aparecimento do primeiro conflito mundial – a guerra de 1914-18, a 1ª Guerra Mundial.


A Europa perde a supremacia, com o tratado de Versalhes foram impostas duras condições à Alemanha, deu-se a reconstruçãoda Europa, empréstimos aos EUA, crise económica, agitação social e ainda em 1917 deu-se a Revolução Socialista Soviética, entre 1918 e 1920 houveram os tratados de paz que puseram fim ao conflito bélico, instauraram uma nova ordem política mundial, tudo isto antes dos “loucos anos 20”.




Os “loucos anos 20” foram uma década de prosperidade e liberdade, animada pelo som das jazz-bandas e pelo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Cultura de massas
  • Historia do cinema prudentino da cultura ao lazer
  • Cinema e romance policial como cultura de massa:
  • O Cinema de Lars Von Trier e a influencia da cultura moderna
  • A influencia da guerra fria na cultura,nos quadrinhos,cinemas e propagandas
  • Ci Ncia E Cultura O Tempo No Cinema E As Novas Tecnologias
  • Oscarito e grande otelo
  • Cinema

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!