Cultura de massas - cinema

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1156 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Cultura de Massas: Cinema



Susana Vieira nº19
12ºB

Índice
Introdução………………………………………………………………………………………..3
A Cultura de Massas………………………………………………………………………….4
O Cinema………………………………………………………………………………………….5
-Artistas internacionais………………………………………………………………7
-O Cinema Português…………………………………………………………………8
-Artistas da "Canção de Lisboa"………………………………………………….9Conclusão……………………………………………………………………………………….10
Web grafia/Bibliografia…………………………………………………………………..11


Introdução

O desenvolvimento das tecnologias, o desenvolvimento dos meios de comunicação, a generalização do ensino, o aumento do tempo livre, devido à redução do horário de trabalho, e à necessidade de descontração, deu origem à cultura de massas.
Esta teve origem no século XX, quando a cultura se tornouacessível a todos, e homogénica à maioria.
O cinema foi um dos meios de comunicação mais importantes do seculo XX, pois conseguia transmitir ao publico valores, formas de estar, e proporcionar-lhe bons momentos de descontração e prazer.
Iremos ver agora o que influenciou o cinema nas pessoas, nos seus espectadores.






A Cultura de Massas

Ao conjunto de manifestaçõesculturais partilhados pela maioria da população, dá-se o nome de "cultura de massa". Isto é, a cultura comum entre as pessoas, cujos gostos são idênticos, se uniformizam.
Existem factores que contribuíram para esta homogeneização cultural, para estes gostos tão comuns, que foram a generalização do ensino, isto é, a acessibilidade a todos de aprender, a escrever, a ler, novos valores e saberes; outrofactor que contribuiu para esta homogeneidade foi os meios de comunicação e a sua grande evolução em tão pouco tempo.
Os media foram os principais culpados por esta homogeneidade, transformando-se até numa poderosa industria.
Os Media são meios de comunicação, os Mass media são meios de comunicação de massas, dirigem-se a um publico vasto.
Os principais meios de comunicação do séculoXX foram a Imprensa, a Rádio, e o Cinema. Estes, transmitiam ao publico valores, e modos de estar, que estes acabavam por adaptar. Proporcionavam também a evasão da rotina diária aos cidadãos.





O Cinema

"As obras de arte são o resultado de uma inspiração criadora, fruto da inteligência, da imaginação e da sensibilidade dos seus autores. Têm a capacidade de, através das suasformas materiais e objectivas, nos darem a conhecer as visões mais íntimas e subjectivas dos seus autores e das suas épocas."
Carlos Santos

Em 1895, na França, nasceu o cinema, criado pelos irmão Lumière. Este, rapidamente se expandiu por todo o mundo, tornando-se então uma arte, a Sétima Arte, que passou também para a industria.
Em 1927, All Johnson criou o cinema sonoro, quese originou num filme cujo título era "The Jazz Singer" – o popular jazz dos anos 20 - até aqui, o cinema era mudo, e curto, de curta duração. O cinema sonoro trouxe a esta Sétima Arte novas perspetivas. Aqui o cinema atinge uma dimensão muito mais real, adquirindo a musica, o brilho e a cor.
Existiam e ainda existem vários géneros de filmes, tais como comedia, romance, guerra, suspense,western, musical e também desenhos animados, criados por a Walt Disney.
Estes géneros levavam cada espectador a uma dimensão diferente, onde estes podiam viver a personagem a que assistiam nas salas de cinema, as aventuras desta, o sofrimento, o amor, a felicidade.


O Werstern foi um género novo que surgiu no norte da américa, e que rapidamente seduziu as plateias de todos os países. Estegénero consistia em poetizar de forma rustica e dramática o passado da nação.
Dos mass media, o cinema foi o que mais contribuiu para a difusão dos modelos socioculturais e a consequente uniformização de comportamentos, tais como a forma de vestir, de estar, de falar.
Com isto, viram-se na obrigação de estabelecer um código moral, que suavizasse o enredo, e as cenas de...
tracking img