A corrente do bem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1797 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Açaí
Sob a classificação botânica de Euterpe existem diversas espécies bem diferenciadas, das quais destacam-se o açaizeiro, enriquecendo a flora amazônica e com grandes possibilidades exploratórias. Comercialmente as espécies do açaí utilizadas no Acre são: Euterpe oleracea, mais conhecida como açaí de touceira e Euterpe precatória, mais conhecida como açaí de terra firme, não apresentandoperfilhação. O açaí é uma espécie nativa da Amazônia.
O fruto do açaizeiro nada mais é do que um pequeno côco de 1,0 a 1,5 cm de diâmetro, com peso médio de 0,5 a 1 g e umidade de 25%, cuja polpa é uma camada suculenta de 1 mm de espessura, de coloração muito roxa, quase preta. Lembra uma jabuticaba em tamanho reduzido.
Quando cultivado, apresenta produtividade de 10 a 12 t/ha de frutos ou 6,25 t/havinho, estabilizada neste nível a partir do 5º ano de cultivo. Predomina no Acre, o açaí nativo de terra firme.
O açaí é um fruto muito rico em antocianina (30 vezes mais que a uva), um pigmento natural de cor roxa amplamente distribuído no reino vegetal, que possui propriedade anti-oxidante ajudando no combate ao colesterol.
A comercialização da polpa de açaí torna-se cada dia mais atrativodevido a quantidade ofertada do vinho ser menor que a procura. A extração do cacho de açaí exerce um grande papel social por utilizar mão-de-obra local de seringueiros e índios habitantes da floresta.
Do açaizeiro aproveitamos tudo, as folhas são utilizadas para a cobertura de casas; a madeira é usada em cercas e construções rústicas; as fibras das folhas podem ser tecidas para fabricação dechapéus, esteiras, cestas; os cachos depois da expurgação dos frutos são secos e aproveitados como vassouras.
Como todo produto extrativista, é difícil quantificar o volume ofertado de açaí no Estado. Estima-se que a quantidade de frutos beneficiados seja de 1000 t/ano.

Buriti
O Buriti, (Mauritia flexuosa L.), Espécie de origem Amazônica, tem seu habitat natural nos terrenos baixos, alagadiços, àsmargens de rios e igarapés, formando os aglomerados de plantas, chamados de Buritizais.
O buritizeiro é uma palmeira robusta e unicaule, que pode atingir até 30m de altura. Sua coroa é composta de 10 a 25 folhas grandes e palmadas, lacionadas, medindo de 5 a 6 metros de comprimento.
Os frutos são elipsóides, cobertos com escamas de coloração castanho-avermelhada, de 4 a 7 cm de comprimento, 3 a 5cm de diâmetro, com peso que varia de 25g a 40 g cada um.
A polpa da fruta tem cor amarelo-alaranjada, e sabor agridoce com consistência amilácea e gordurosa.
A produção é anual, e, em indivíduos femininos, ocorre a cada dois anos, no final do período chuvoso. Cada planta produz de 5 a 7 cachos com 400 a 500 unidades de frutos por cacho. Utilizando uma densidade de 1 57 plantas/hectare pode seobter 1 .800,00 kg de polpa de Buriti.
O Buriti por ser uma planta típica de alagados traz uma possibilidade de aumento da renda familiar para os colonos, pois com o seu cultivo, aproveitamos áreas antes inúteis a agricultura.
As principais formas de consumo da polpa são o vinho do Buriti (suco), o doce, o sorvete e o licor. Das folhas são feitas cordas; do tronco canoas; das raízes ervasmedicinais.Temos ainda a produção de óleos a partir da polpa e semente, fornecendo os óleos oleicos e láuricos, respectivamente. Esta última pode produzir até 3,6 t/ha, quantidade maior que as de culturas como a soja, girassol e amendoim.
É uma importante fonte de vitaminas, proteínas e energia para as populações ribeirinhas. Alguns autores afirmam que o óleo obtido a partir da polpa de buriti é amaior fonte de carotenos conhecidos no reino vegetal.
Castanha do Brasil
A Castanha do Brasil (Bertholletia excelsa) é uma amêndoa comestível, como as nozes, o amendoim, a avelã, a noz macadâmia e a castanha de caju.
A castanheira é uma árvore de grande porte, atinge até 60 metros de altura e 1 4m de circunferência na base do tronco. Suas flores são grandes, perfumadas e tubulares, com seis...
tracking img