Tcc - redes sociais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3269 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
REDES SOCIAIS: A MÍDIA EM ALTA

Quando o assunto é Rede Social, a maioria das pessoas pensa simplesmente em: Facebook, MSN, Orkut, Twitter e etc. Mas, poucas sabem a história das redes sociais, o seu intuito, pra que serve e etc. Ao contrário do que muitos pensam, falar de Redes Sociais não necessariamente significa falar de internet, o conceito das redes sociais é algo bem mais antigo quenossa famosa web. Redes sociais representa gente, interação social, troca social. Rede social, em um modo mais grosso, é um meio de se comunicar com outras pessoas na internet. Esses sites de redes sociais, geralmente, funcionam tendo bases de perfis de usuário, como do que o usuário gosta, do que não gosta, os seus hobbies, seus interesses e etc. [1] E tudo isso de modo global, atingindo pessoas dediferentes classes sociais.
Em qualquer lugar do mundo ouvimos falar em rede social, e ela atinge tantas pessoas, que hoje em dia é um dos setores que mais está se desenvolvendo, em relação à tecnologia, é claro. Esses sites tem finalidade de atingir pessoas de qualquer idade, assim, quanto mais famosa for a sua rede social, mais publicidade, e, consequentemente, mais dinheiro.

Surgimento dasRedes Sociais

A internet faz parte do dia-a-dia da grande maioria da população, e dentro desse ambiente uma nova forma de comunicação que vem ganhando bastante destaque nos últimos anos, são elas as redes sociais na internet. Para compreender como se deu a evolução das redes sociais na internet, é necessário um breve relato histórico sobre o seu surgimento.
Facebook, Twitter, Orkut, MSN,MySpace… De onde surgiram? De onde surgiram as redes sociais? Falar do surgimento das redes sociais nos leva ao início da civilização onde o homem se reunia em torno de uma fogueira para compartilhar gostos e interesses. As Redes sociais surgem exatamente dessa necessidade do ser humano em compartilhar com o outro, criar laços sociais que são norteados por afinidades entre eles. [2]
Ou seja,entendemos que rede social é qualquer grupo que compartilhe o mesmo ideal, uma mesma preferência, então, a igreja, um clube de futebol, a escola, são todos exemplos de redes sociais. Quando essa interação passa para o ambiente online, temos as chamadas redes sociais digitais, as quais têm passado diversas séries de constantes mudanças.

A evolução das redes sociais

Após o surgimento da internet,logo em seguida na década de 90  a web seria idealizada por Tim Berners-Lee,  que tinha como propósito inicial o compartilhamento de arquivos com seus amigos. Com o advento da web, os e-mails apareciam como a primeira forma de relacionamento na internet. A troca de mensagens por e-mail era a única forma de comunicação e troca de arquivos disponíveis para os usuários.
Também conhecida como correioeletrônico (tradução da palavra e-mail para português) essa forma de interação entre os usuários é mantida até os dias de hoje.
Com o passar dos anos e o aumento considerável no número de internautas, foi sentida a necessidade da criação de uma ferramenta de comunicação mais abrangente e que permitisse uma ampliação nas redes de contatos. Haja vista que as mensagens eram limitadas somente ausuários dos quais se tinha o endereço eletrônico, por esse motivo as mensagens recebidas não poderiam ser repassadas com facilidade. [3]
Então, deu-se origem as redes sociais. A ferramenta para comunicação mais simples, de modo que o internauta pudesse conhecer várias pessoas, ajudando em diversas coisas.

Os perigos das redes sociais

Os números não são muito animadores quando falamos de usuáriosbrasileiros que sofrem algum tipo de invasão na internet, para se ter uma ideia do tamanho do problema, a invasão de perfis nas redes sociais é o segundo tipo de crime online mais recorrente no Brasil. Visto isso, sabemos que a internet é um poço de aprendizado, mas também existe os que se aproveitam da internet para cometer diversos crimes.
No ano que está em curso as leis cibernéticas foram...
tracking img