A conquista pelos direitos humanos e diversidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1312 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CLAUDIA VALERIA DE CASTILHO RODRIGUES

A CONQUISTA PELOS DIREITOS HUMANOS E A DIVERSIDADE

Trabalho apresentado a disciplina de formação social, politica e econômica do brasil, antropologia fundamentos históricos e metodológicos do serviço social e psicologia da Universidade Norte do Paraná - UNOPAR

Prof. Gleitom Lima
Giane Albiazzeti
Maria Angela Santini
Lisnéia rampazoSUMARIO



01-INTRODUÇÃO--------------------------------------------------- - 3
02-DESENVOLVIMENTO-------------------------------------------- 4
03-CONCLUSÃO------------------------------------------------------ 7
04-BIBLIOGRAFIA---------------------------------------------------- 8




1 INTRODUÇÃO




O filme inicia na estação de trem situada no subúrbio do Rio de Janeiro, no qualtrafegam pessoas de todos os tipos e lugares do Brasil, geralmente vindas em busca de uma vida melhor, deixando familiares em sua cidade natal. Indica um lugar central do país, em que as pessoas podem chegar ou partir para todos os lugares do país.
Mostra uma realidade marcada pelas desigualdades sociais (competição pelo mercado de trabalho, luta pela sobrevivência, violência, analfabetismo,execução de menores, impunidade, corrupção, tráfico, assalto, suborno e desemprego).
Dora personagem vivida por Fernanda Montenegro, uma professora aposentada, sem valores, sem ética, que pensava apenas em sua sobrevivência aproveitando-se da ingenuidade das pessoas que acreditavam que ela escrevia e enviava a carta. Cartas estas, em que as pessoas expressavam suas emoções e sentimentos, palavrasdoces, amargas, sinceras, simples e verdadeiras, uma espécie de confessionário público um depósito de intimidades e desejos.
A região nordeste e representada por um menino, Josué, que perde sua mãe em um acidente após terem deixado uma carta com Dora, esta deveria ser enviada ao pai do menino comunicando-o do desejo do filho em conhecer-lhe.






















.DESENVOLVIMENTO

A população brasileira foi formada a partir de três grupos feudais, o branco europeu, o negro africano e o ameríndio. A miscigenação desses três grupos étnicos deu origem aos mestiços. Apesar da enorme extensão territorial a língua portuguesa foi a que predominou o Brasil.
Antes da chegada dos portugueses, o território era habitados por milhares de povos indígenas ( tupi, tapuia).A partir da chegada dos português a maior parte da população foi exterminada, dela restando hoje algumas tribos.
Os portugueses foram colonizando o Brasil e seus maiores interesses eram a exploração de minério, outros imigrantes também contribuíram para a formação do brasil, os negros africanos foram trazidos como escravos para trabalhar na agricultura .( cana-de- açúcar, café e namineração).Neste período quem predominava eram os burgueses , os senhores coronéis grandes fazendeiros e os comerciantes donos de lojas, alfaiataria etc...,Não existiam direitos mandavam quem tinha o poder,( dinheiro).
Somente com o final da sociedade feudal e na constituição da sociedade capitalista surge a ideia de individuo, sociedade entendida como conjunto de interesses individuais dos agentesprivados ,ações individuais. os empreendimentos pertencem a um empresários e não ao Estado, e a distribuição das riquezas são rígidas pelo mercado, no qual os preços são determinado pelo jogo de oferta e procura .O capitalista compra a mão de obra ( força de trabalho) de terceiros para produzir bens que após serem vendidos lhe permite recuperar o capital e obter um denominado lucro, ou seja ocapitalismo e a liberdade individual promoveria o progresso de forma harmoniosa, distribuições de renda ,inclusão social, segurança alimentar e acesso a moradia.
Então a questão de direitos humanos passou a ocupar espaços entre os homens, o objetivo e o desafio de trabalhar a diversidade, trabalhos em grupos ou individual previamente planejadas ou livre de escolha, troca de experiências e o...
tracking img