A civilização maia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1058 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A Civilização Maia

A civilização maia, ocupando uma vasta região da América Central, atingiu seu apogeu entre os séculos III e XI, organizando-se em cidades-estados.

Pirâmides de Comalcalco, sul do México.
A civilização maia foi uma cultura mesoamericana pré-colombiana, com uma história de 3000 anos. Contrariando a crença popular, o povo maia nunca “desapareceu”, pois milhões ainda vivemna mesma região e falam alguns dialetos da língua original.

O predomínio social cabia a uma elite militar e sacerdotal, de caráter hereditário, comandada pelo Halach Uinic, responsável pela administração e cobrança de impostos. Nos arredores das cidades ficavam as aldeias de camponeses submetidos à servidão coletiva.

Os Maias construiram enormes piramides nas grandes plataformas onde serealizavam cerimônias públicas e ritos religiosos. Sendo grandes construtores, os Maias construíram também os palácios, geralmente muito decorados, próximos do centro das cidades e hospedavam a elite da população.

Os Maias desenvolveram um sistema de escrita (chamada hieroglífica por sua semelhança com a escrita do antigo Egito, com o qual não se relaciona) que era uma combinação de símbolosfonéticos e ideogramas. É o único sistema de escrita do novo mundo pré-colombiano que podia representar o idioma falado no mesmo grau de eficiência que o idioma escrito.

A Civilização Asteca

A civilização asteca (1325 até 1521) foi uma civilização mesoamericana, pré-colombiana, que reuniu um império que se estendia desde o México até o sul da Guatemala, com uma população de 12 milhões de pessoas.A capital era Mexihco-Tenochtitlán (hoje Cidade do México).

Os astecas eram um povo indígena da América do Norte, pertencente ao grupo nahua. Os astecas também chamados de mexicas (daí México) migraram para o vale do México (ou Anahuác) no século XIII.

A estrutura política era centralizada, sendo o imperador a maior autoridade asteca. O imperador dirigia a casta sacerdotal e as atividadesreligiosas, políticas e militares, o que se denomina de império teocrático de regadio.

Piramide de la Luna, Cidade asteca de Teotihuacan.

A sociedade era dividida em camadas rígidas, sem mobilidade social, tendo no topo os nobres e sacerdotes, seguidos pelos comerciantes (os pochtecas), e na base os grupos populares e escravos (prisioneiros de guerra).

Texto e Contexto

“Dois principales[caciques] em cada calpulli convocam o povo a providenciar o pagamento do tributo ou a obedecer ao que o governante tenha ordenado...” (Alonso de Zorita. Breve y Sumaria Relación, 1536.)

A posse da terra era comunal, cabendo às aldeias coletivas, chamadas de calpulli (“Grande casa”), o direito de uso da terra para o cultivo. Parte da produção servia para a sobrevivência das aldeias e orestante para pagar tributos ao Estado, sustentando os governantes. Era o predomínio da servidão coletiva.

A soma dos membros do calpulli (urbano e rural) formava o grupo social dos macehualtin. Em sua maioria, a forma de vida envolvia uma economia de auto-subsistência dentro de cada calpulli e obediência total a suas autoridades. Além disso, os aldeões tinham que pagar os tributos, servir ao exércitoe executar outros serviços ao Estado.

Na agricultura, as sociedades mesoamericanas praticavam o cultivo sazonal (por estações do ano), empregavam fertilizantes em suas plantações e tinham sistemas de irrigação (rega artificial).

Os astecas também criaram os chinampas, um tipo de canteiro flutuante, que eram estruturas artificiais de junco, cobertas com terra fértil, fundeadas no leito doslagos por meio de estacas de madeira. Nos chinampas, os mexicas cultivavam flores e legumes frescos.

Outros elementos de grande importância na economia asteca do México antigo eram as praças de mercado e o comércio praticado pelos pochtecas, ou comerciantes. Os pochtecas, que faziam parte do calpulli, eram organizados em associações de comerciantes que possuíam, cada uma, seu diretor,...
tracking img