A civilização maia

399 palavras 2 páginas
Paper:

O texto e documentário analisados em sala nos apresentam diferentes assuntos acerca da civilização maia, o primeiro trata a civilização maia a partir do ponto de vista religioso, tendo essa religião o fator determinante para práticas políticas e sociais, que sustentava o império maia tal como ele era; o segundo busca descobrir nos vestígios arqueológicos quais foram os fatores que levaram a civilização maia às ruínas, analisando não só a religião, mas também como se estruturava hierarquicamente, economicamente, socialmente o império maia.

Os maias viviam em uma civilização que obedecia a uma teocracia, fazendo da religião fator determinante na dinâmica social maia, segundo os autores do texto. A religião era complexa e estruturava toda a sociedade, dando prestígio e poder a uma elite minoritária e mantinha os demais em suas respectivas classes inferiores. Os autores do texto fazem uma equivalência entre religião e ideologia, ao se tratar da civilização maia.

Os rituais religiosos tinham um papel de extrema importância dentro da política maia, a realização destes pelos reis buscava transmitir à sociedade a imagem de um governante preocupado com o bem-estar da população de seu reino, ofertando aos deuses, através de sacrifícios, elementos que visavam uma boa colheita, segurança, chuva vivificante, etc.

Estruturada dentro de uma teocracia, a civilização maia encontrou seu auge para logo após atingir a ruína, por volta de 800 d.C como é mostrado no documentário feito pela National Geographic.

Pesquisadores arqueólogos analisam vestígios na região do que hoje é a Guatemala e, buscam encontrar algo que possa explicar a decadência repentina de um império que desenvolveu vários elementos importantes e complexos, até mesmo para as sociedades atuais.

Diferentemente dos autores do primeiro texto, o diretor do documentário nos apresenta uma abordagem mais abrangente da civilização maia não

Relacionados