A cidade e as serras

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1374 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
cidades
“A Cidade e as Serras”- Eça De Queiroz

Caio César nº: 05
Daniel Cássio nº: 06
Jannely Pereira nº: 11
Matheus Campanelli nº: 23
Rodrigo Cesare nº: 30
Vinicius Coelho nº: 37

Sumário

Página 2- introdução;

Página 3- Biografia do autor;

Página 4- Resumo da obra;

Página 5- Resumo da obra/ Acontecimentos Históricos;

Página 6- Acontecimentos Históricos;

Página 7-Conclusão;

Página 8- Bibliografia.

Introdução

Apresentamos no trabalho o resumo da obra “A cidade e as serras” que foi o último romance do autor Eça de Queiroz, publicado em 1901. Eça faz uma comparação entre a grande e agitada cidade de Paris e a pacata cidadezinha de Tormes. Onde ele troca o mundo de tecnologias, repleto de comodidades por uma cidade primitiva do campo, sem conforto sendoum lugar natural. O principal personagem é Jacinto, e seu principal amigo e também narrador é José Fernandes.
O trabalho também retrata a vida e principais obras de Eça de Queiroz, além dos principais acontecimentos da época.
Eça nos faz refletir sobre onde será melhor viver, numa cidade movimentada, cheio de barulhos e empecilhos como Paris? Ou em uma cidade mais calma e com tranquilidade comoTormes?

Biografia
José Maria Eça de Queiroz nasceu em 25 de novembro de 1845 em uma cidade portuguesa chamada Povoa de Varzim e foi um grande romancista português do século XIX.
Foi aos 16 anos que estudou direito em Coimbra. Foi como escritor que apareceram seus primeiros trabalhos no Jornal Gazeta de Portugal. Foi no município de Leiria que trabalhou como administrador municipal. Trabalhoutambém como cônsul de Portugal na Inglaterra. Esta época foi uma das mais produtivas de sua carreira.

Foi discípulo do escritor francês Gustave Flaubert, de quem recebeu grande influência literária. Eça de Queiroz foi um dos pioneiros da literatura realista em Portugal. 

Abordou, em suas obras, diversos temas. Porém, podemos observar algumas características comuns em seus romances, como,por exemplo, abordagem de temas cotidianos, descrição de locais e comportamento de pessoas, pessimismo, ironia e humor.

Eça de Queiroz morreu na cidade de Paris em 1900. Suas obras foram traduzidas em várias línguas. É considerado até os dias de hoje como sendo um dos principais representantes do realismo português.

Principais obras de Eça de Queiroz

· A Cidade e as Serras
· A Ilustre Casade Ramires
· A Relíquia
· A Tragédia da Rua das Flores
· As Farpas
· Contos e Prosas Bárbaras
· O Crime do Padre Amaro
· O Mandarim
· O Mistério da Estrada de Sintra
· O Primo Basílio
· Os Maias
· Uma Campanha Alegre;

Resumo da obra: “A cidade e as serras”

Foi o último romance de Eça de Queirós, publicado em 1901, um ano após sua morte.

Como o próprio nome da obra revela (acidade se opõe ao campo), pretende criticar o progresso técnico, urgente e rápido, na virada do século XIX para o XX. Eça de Queirós julgava, ao fim da vida, que o homem só era feliz longe da civilização.

Obra:

Vida fácil no campo
Apesar de eficiente, inteligente e capacitado, Jacinto vive desde pequeno com tudo dando certo em sua vida, e agora com o dinheiro herdado da família. Pensava quetodos nossos males se curavam com a vida no campo.

Jacinto esbanjava poder e riqueza, vivia em Paris, em uma mansão com todo tipo de luxo, seu amigo e narrador da história, José Fernandes, se espanta quando o vê. Para Jacinto o que importava desde o início era a civilização e progresso.

José é convidado a morar em Paris, porém percebe que Jacinto está incomodado com o barulho e movimentaçãoda cidade grande, com as festas e com a tecnologia, que sempre o deixa na mão.

A ida para o campo

Jacinto já sente tédio na cidade grade, não vê a mesma grandeza em Paris, considera-a uma cidade comum, com desempregados, comerciantes e mulheres atrás de homens ricos. Grilo (empregado de Jacinto) dizia que o mal de seu patrão era a abundancia. Jacinto já critica com frequência os burgueses....
tracking img