Apofsokg

491 palavras 2 páginas
Tronco
Formado pela coluna vertebral, pelas costelas e pelo osso esterno. O tronco e a cabeça formam o esqueleto axial.
Coluna Vertebral
Ou espinha dorsal, é constituída por 33 ossos (as vértebras). A sobreposição dos orifícios presentes nas vértebras forma um tubo interno ao longo da coluna vertebral, onde se localiza a medula nervosa.

Costela e Osso Esterno
A costela e o osso esterno protege o coração, os pulmões e os principais vasos sanguíneos. A musculatura da caixa torácica é responsável, juntamente ao diafragma, pelos movimentos respiratórios.
A caixa torácica é formada pelas costelas, que são ossos achatados e curvos que se unem dorsalmente à coluna vertebral e ventralmente ao esterno.
A maioria das pessoas possui 12 pares de costelas. Algumas tem uma extra (mais comum em homens do que mulheres). Os dois últimos pares de costelas são ligados à coluna vertebral, não se ligam ao esterno (as costelas flutuantes).

O Tronco
O tronco humano é formado pela coluna e caixa torácica, inúmeros músculos e órgãos (internamente).

Nessa região devemos destacar as vértebras (formadoras da coluna em suas diferentes curvaturas), o diafragma (músculo respiratório do abdome) os grandes músculos peitorais e dorsais (importantes para determinadas atividades físicas) e a presença do coração (músculo responsável pelo bombeamento do sangue para todas as regiões do corpo).

A manutenção de um programa de atividade física proporciona uma melhora generalizada do organismo, mas no que se refere ao tronco e suas estruturas podemos citar: a circulação ativada facilita a irrigação de todos os órgãos, conseqüentemente sua preservação por mais tempo; o constante trabalho dos músculos induz todas as estruturas ligadas a eles a processarem toxinas e a se adaptarem às mudanças; os hábitos posturais e alimentares são influenciados positivamente, etc.

Um corpo torna-se saudável praticando exercícios. Dessa maneira todas as nossas funções orgânicas são melhoradas.

Relacionados