A capacidade dos incapazes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2463 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Histórico




Getúlio Dorneles Vargas nasceu em 19/04/1882 na cidade de Borja (RS) e faleceu em 24/08/1954 na cidade do Rio de Janeiro (RJ) foi o presidente que mais tempo governou o Brasil durante dois mandatos. Foi presidente do Brasil entre os anos de 1930 e 1945 e de 1951 e 1954, entre 1937 e 1945 instalou a frase de ditadura e chamado Estado Novo.

Para inicializar odesdobramento da história de Vargas, deve-se saber desde então o conteúdo da história brasileira composto pela república do “café com leite”, na qual Minas Gerais e São Paulo, grandes produtores dos alimentos, se revesavam no poder do país, porém, os mineiros já insatisfeitos com o regime e com o poder de decisão dos paulistas no tocante ás escolhas que norteavam o país, se juntaram aos gauchos eparaibanos e formaram a chamada aliança libertadora, para fazer frente à São Paulo que tentava se manter no poder com a indicação do nome de Julio prestes para a presidência. Após um golpe, o candidato getúlio Vargas da aliança libertadora se tornou presidente da república uma vez que a candidatura de Julio Prestes fora impugnada.



Governo provisório (1930-1934)

Vargas inicia o governode forma provisória, sob a promessa da criação de uma nova constituição, o primeiro mandato de Vargas já mostrava as melhorias para o país em suas ações, seu governo ficou conhecido como populista, uma vez que ele criava ações que beneficiavam a elite nacional bem como a classe trabalhadora, e este, fora seu grande trunfo.

Em 1931, Getúlio Vargas derruba a Constituição vigente,desencadeando em revoltas no estado de São Paulo. Com a mudança os paulistas alegavam que Vargas estava centralizando o poder nacional e inclusive planejaram uma rebelião armada para defender os direitos constitucionais mas nessa investida, não obtiveram êxito, uma vez que Vargas estava com o exército nacional em seu domínio.
No dia 9 de julho, a sociedade paulista se une de forma isolada para lutarna Revolta Constitucionalista, apesar das fracassadas tentativas de buscar apoio de outros estados. Enfraquecidos diante do cerco armado pelo governo de Getúlio, os paulistas se entregam em outubro do mesmo ano.
Apesar de derrotar os paulistas, Getúlio Vargas sofria forte pressão de todo o país para que ele cumprisse a promessa da criação da nova constituição, então de novembro de 1933 ajulho de 1934 o país viveu sob a égide da Assembléia Nacional Constituinte encarregada de elaborar a nova Constituição brasileira que iria substituir a Constituição de 1891. Foram meses de intensa articulação e disputa política entre o governo e os grupos que compunham a Constituinte. Para o primeiro, a futura ordenação jurídica do país deveria incorporar o conjunto de mudanças que vinham sendopromovidas nos campos social, político e econômico. Essas posições também eram defendidas por lideranças tenentistas eleitas para a Constituinte. Para a Igreja Católica, o momento era de afirmação e de maior intervenção na vida política do país. Já para os grupos oligárquicos, a nova Constituição deveria assegurar aos estados um papel de relevo. O maior desafio dos constituintes foi tentar encontrarcaminhos capazes de atender a essa gama variada de projetos e i nteresses. Assim em 16 de julho de 1934 foi promulgada a constituição federal, que tratou também de assegurar grande autonomia ao presidente da republica e permitiu tambem o voto secreto, o voto feminino e exigindo a formação básica do cidadão com o ensino primário. O documento também alegava que o próximo presidente seria eleitopelos votos da Assembleia Constituinte. Getúlio Vargas ganhou e deu continuidade ao mandato, denominado de Governo Constitucionalista até o decreto do Estado Novo, em 1937.


Governo constitucional (1934-1937)

A nova carta Magna trouxe para o país uma gama grande de mudanças e conseguiu de certa forma atender aos interesses das diversas partes que compunham a sociedade, dentre os...
tracking img