A cadeia de suprimentos como sistemas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2108 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A CADEIA DE SUPRIMENTOS COMO SISTEMAS




A Dinâmica do Atraso


As variações de comportamento que podem ser observadas com apenas um componente mal chegam a indicar o que pode acontecer quando dois ou mais componentes são combinados. Mesmo as cnmbinações mais simples podem desenvolver comportamentos inesperados e, a título de compreensão das cadeias de suprimentos, muito reveladores. AFigura 1 mostra três componentes interligados para a formação de uma cadeia, com o output de cada um se tornando o input do próximo. Os componentes na verdade não fazem nada; conforme indicam as relações abaixo de cada componente, eles apenas transferem seus inputs para os outputs, sem alterá-los. Esse sistema se comporta exatamente como o sistema de componente único e a seqüência de valoresacionada pelo botão - geralmente conhecida como sinal - é imediatamente colocada no último output, assim como no sistema mais simples.

[pic]


Atrasos provocam falta de sincronia entre os componentes

Basta uma modificação minúscula para fazer com que esse sistema se comporte de maneira diferente do sistema mais simples: por exemplo, um pequeno atraso entre o tempo em que um componeme recebe umaalteração em seu input e o tempo em que a alteração é refletida em seu output. A Figura 2 ilustra o impacto desse atrase esboçando os inputs aos três componentes ao longo do tempo. O sinal original, a letra A na figura, é fielmente reproduzido pelos outros dois componentes, mas os níveis nos três componentes deixam de ser os mesmos em outras marcações de tempo. Em termos técnicos, os componentespassam a ficar fora de sincronia. Todos os sistemas envolvem alguns atrasos, o que faz com que a falta de sincronia entre os componentes seja normal. No caso das cadeias de suprimentos, os atrasos ocorrem nos três fluxos - demanda suprimento e caixa - e podem variar de minutos a meses.




[pic]
Para entender que tipo de confusão essa falta de sincronia pode fazer em uma cadeia desuprimentos, imagine que os componentes A, B e C são um varejista, um fabricante e um fornecedor, respectivamente, e que o sinal em questão é o nível de demanda vivenciado pela cadeia. No tempo denominado t na Figura 2, a
demanda no nível do fabricante está exatamente no valor médio, mas a demanda no nível do varejista está abaixo da média e o fornecedor está enfrentando uma demanda excepcionalmente alta.Com base nos dados mais atualizados, cada empresa pode chegar a conclusões completamente diferentes sobre o modo como a cadeia deve responder à demanda daquele momento. Se alguma dessas empresas tentar efetuar correções por conta própria, é praticamente certo que irá desequilibrar as outras duas.


Falta de sincronia causa destruição nas cadeias de suprimentos


Se toda falta de sincroniafosse sempre assim óbvia como mostrado, poderia ser detectada e controlada com facilidade, mas não é bem assim que as coisas funcionam nas cadeias de suprimentos reais. Ainda que o sinal original seja transmitido fielmente por todo o caminho acima da cadeia, a quantidade de atraso introduzida por cada componente varia dentro de cada componente e entre os componentes. Basta uma pequena variaçãodesse tipo para transformar as nítidas curvas da Figura 2 em oscilações descontroladas e imprevisíveis. Complicando ainda mais, o sinal original de demanda nunca sofre variações na maneira harmônica e cíclica mostrada na figura; o mais comum é delinear um padrão recortado que possui muito pouca ou nenhuma regularidade. Conseqüentemente, mesmo no melhor dos cenários, a falta de sincronia raramente éperceptível. A única informação que os integrantes da cadeia possuem é que estão enfrentando níveis diferentes de demanda e pode não haver uma forma de saber se se trata apenas de conseqüência dos atrasos ou se a causa de preocupação é resultante de desentendimentos reais.


A falta de sincronia é geralmente imperceptível


Não bastasse toda a desorientação resultante dos atrasos, mais...
tracking img