Multinacionais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (696 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
MULTINACIONAIS: Uma empresa multinacional é caracterizada por ter sua matriz em um determinado país e atuar no mercado de outros países. Sua origem é do final do século XIX, porém, a atuação dessasempresas no mercado mundial se intensificou após a Segunda Guerra Mundial, ou seja, a partir de 1945. O principal objetivo das empresas multinacionais é instalar filiais em outros países com o intuitode obter máxima lucratividade, os fatores que contribuem para a construção de filiais são: isenção de impostos, amplo mercado consumidor, infraestrutura, matéria-prima, energia e mão de obra barata.TRANSNACIONAIS: Uma empresa transnacional é uma entidade autônoma que fixa suas estratégias e organiza sua produção em bases internacionais, ou seja, sem vínculo direto com as fronteiras nacionais.Basicamente, uma empresa transnacional foi um resultado da Fragmentação do Processo Produtivo, em que as multinacionais perderam suas fronteiras graças ao desenvolvimento dos transportes e dacomunicação, sobretudo a partir da 3ª Revolução Industrial.
Uma empresa transnacional não tem capital social pertencente qualquer país em particular e não domina necessariamente o processo de produção na suatotalidade.

Volkswagen
A origem da empresa remonta à década de 1930, na Alemanha nazista, onde o termo "Volkswagen" foi cunhado por volta de 1924 pelo engenheiro alemão-judeu Josef Ganz, quelutava para modernizar a indústria automobilística alemã. A primeira idéia foi usá-la para a manutenção de veículos militares pesados, assim, Hirst pintou um dos carros produzidos pela fábrica de verde, eo exibiu em instalações militares britânicas. Dispondo de poucos veículos leves de transporte, em setembro de 1945 o exército britânico foi persuadido a encomendar 20.000 unidades. As primeirasunidades foram para o pessoal das forças de ocupação e para o correio alemão. Por volta de 1946 a fábrica estava produzindo 1000 carros por mês, uma quantidade notável para a época.
Como ainda era...
tracking img