Historia do telegrafo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (539 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Historia do telegrafo
A distância sempre representou um desafio ás comunicações humanas. De muitas formas, desde os tempos remotos, o homem tentou vencer esse obstáculo. Desde então no século XVIIIcriou o telegrafo com o objetivo de transmitir mensagens de um ponto para o outro, através de grandes distâncias. . Samuel Morse criou e registrou a patente do telégrafo no ano de 1837.
Os telégrafosusavam códigos para que a informação fosse transmitida de forma confiável e rápida. O principal código utilizado pelos telégrafos foi o código Morse, que surgiu com a criação de telégrafo elétrico nadécada de 1830. O “Código Morse” se compõe de combinações de sinais elétricos mais intensos (longos) e menos intensos (curtos). Os primeiros representam- se graficamente por traço (-) e os segundos,por pontos (.).
O telegrafo elétrico, segundos acabamos de referir, foi acontecido pelo telegrafo mecânico. Claude Chappe (1763-1805) construiu seu primeiro telegrafo mecânico em 1790. Em 22 demarço de 1792 o governo revolucionário francês aprovou a construção de uma linha experimental de 70 km, testada pela primeira vez em 12 de abril de 1793.
Mais tarde, mais rápido e seguro veio o telegrafoelétrico, que condenou á morte a telegrafia mecânica. A mais antiga proposta de telegrafia elétrica é de 1753 e se tornou conhecida em uma carta endereçada ao jornal “Scots Magazine” por alguémque, em lugar do nome, assinou apenas “C.M” .

No Brasil, o telégrafo foi inaugurado em 11 de maio de 1852, ligou o palácio Imperial da Quinta de Boa Vista ao Quartel General do Campo de Sant’Ana, noRio de Janeiro. Guilherme Capanema construiu-a por ordem do ministro Eusébio de Queirós. Logo depois de duas décadas o Brasil foi ligado a Europa por cabo telegráfico.
Diogo Velho conselheiro doImpério atribuiu o governo o dever de providenciar o lançamento do cabo, afim de “atender as justas aspirações da sociedade brasileira e as necessidades do vasto império”. Mas pra isso faltava recursos...
tracking img