A busa da felicidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2809 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A busca pela felicidade no ambiente corporativo

Patrícia Bispo
Jornalista responsável pelo conteúdo da comunidade virtual RH.com.br. |  Patrocínio:
[pic]
LEME CONSULTORIA
www.lemeconsultoria.com.br | | |O ser humano é uma caixa de surpresas que quando "aberta" pode revelar uma bagagem emocional única. Isso vale tanto para as situações que envolvem o lado pessoal quanto o profissional.Dentro desse universo comportamental, a história da humanidade mostra claramente personalidades em uma busca constante pela superação de desafios. Cada indivíduo, dentro da sua realidade, exerce seu papel e define de forma consciente ou não aquilo que trará para ele a prazeirosa sensação de felicidade.
Diante de constantes mudanças que o homem enfrenta, ele procura um espaço, um norte que odirecione à felicidade no ambiente de trabalho. Afinal, as pessoas passam mais tempo das suas vidas nas organizações do que em suas casas e junto dos que amam. Para falar sobre esse assunto que interessa a todos, independentemente do cargo que se exerça ou do segmento profissional, o RH.com.br ouviu o Dr. Paulo Gaudencio, médico psiquiatra, psicoterapeuta de grupos e em atendimento individual, e que há 30anos atua em consultoria de diagnóstico empresarial e desenvolvimento humano. O foco dessa entrevista foi direcionado para a busca da felicidade no ambiente corporativo. Ao ser questionado se o trabalhador tende a ser feliz ou não, ele questiona e ao mesmo tempo responde objetivamente: "Em qual Brasil? No Brasil Suíça, o trabalhador brasileiro tem mais chances de encontrar a felicidade do que noBrasil Biafra". Confira a entrevista na íntegra e boa leitura!
RH.com.br - O mundo passa hoje por transformações constantes e isso impacta diretamente no comportamento das pessoas. Em sua opinião, qual o conceito que melhor se adequaria ao sentimento da felicidade?
Paulo Gaudencio - Afirmaria que o sentimento de felicidade é ter a razão e as emoções voltadas para uma atuação que dá prazer àpessoa.
RH - Felicidade é um "estado de espírito" momentâneo?
Paulo Gaudencio - Especialmente a parte emocional do ser humano se sente feliz quando está enfrentando um desafio ou quando o atinge. Uma vez atingido o objetivo desejado pelo indivíduo, a "sensação" de felicidade se apaga. A melhor maneira de acendê-la novamente é procurar um novo desafio para superar.
RH - A felicidade é uma buscaconstante das pessoas, mesmo que isso só ocorra de forma inconsciente?
Paulo Gaudencio - Sim. No seu livro "O Mal-Estar da Civilização", Freud coloca, com propriedade, a busca da felicidade como sendo a tarefa mais importante do ser humano.
RH - O desejo de conquistar a felicidade provoca sensação de insegurança?
Paulo Gaudencio - Provoca sim a sensação de insegurança no ser humano. Por quê? Porquepara ter um desafio, eu preciso ter um objetivo a ser atingido e isto provoca uma sensação de insegurança, pois talvez eu possa não atingi-lo. Daí surge essa sensação de insegurança em tantas pessoas.
RH - Se a felicidade é almejada na vida pessoal, ela também se estende ao ambiente de trabalho. Que conotação é dada hoje a um profissional feliz?
Paulo Gaudencio - O ser humano passa a maiorparte do seu dia, e a maior parte dos dias de sua vida trabalhando. Se a busca da felicidade é a tarefa mais importante do ser humano, esta busca vai se apresentar em todos os papeis, e, evidentemente , vai se dar também no papel em que a pessoa passa usa a maior parte do seu tempo. Por sua vez, a conotação dada ao profissional feliz é a mesma já citada: que ele tenha a cabeça e as emoções voltadaspara uma atuação prazeirosa.
RH - Quais os principais fatores que influenciam a felicidade no ambiente corporativo?
Paulo Gaudencio - Alem de enfrentar um desafio tendo tanto a sua racionalidade quanto sua parte emocional envolvidas nesse desafio, o fator essencial pare que o indivíduo seja feliz é que tenha um bom ambiente de trabalho para exercer suas atividades.
RH - Onde se evidencia mais...
tracking img