Buda

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2858 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Índice

Introdução
Surgimento
do budismo
O Buda
A religião
Algumas curiosidades
Textos sagrados
Lugares sagrados
Meditação
Quatro divisões
O óctuplo
Conclusão
Introdução
O budismo é uma religião e filosofia, fundada por Siddhartha Gautama mais conhecido como Buda – O iluminado. Foi originada na índia, não segue os padrões das religiões que estamos acostumados aconviver, tem um jeito diferente de passar conhecimento e a ajudar a libertação.
Neste trabalho esta esclarecido como o budismo nasceu, como o Buda deu inicio a esta religião que esta espalhada no mundo inteiro. Gautama como primeiro Buda da historia tem uma vida interessante e bem longa é contada através de uma lenda explicada resumidamente neste trabalho. Também contem fatos do budismo, como areligião em si, sua origem, seus lugares sagrados, como eles fazer a meditação e como isso ajuda em suas vidas.
Esta religião sendo muita extensa, os temas mais importantes do budismo são os escolhidos para estar neste relato. Como as divisões do budismo eu o como chegaram a esta sentença de divisão, assim como as suas características e seguimentos. A iluminação – o que é alcançado no budismo – tem oitopassos, de acordo com o óctuplo, esses passos são explicados de forma clara e bem compreensiva.

Surgimento do budismo
O budismo surgiu através dos ensinamentos de Siddhartha Gautama, O Buda. Que se originou em 523 a.C, no século VI na Índia, no Nepal. Com o tempo o budismo foi se espalhando pela Índia, chegou ate a Ásia central, Tibete, Sri Lanka (antigo Ceilão), Sudeste Asiático, também foipara os países do Leste Asiático, incluindo China, Myanmar, Coréia, Vietnã e Japão. Hoje em dia o budismo já se espalhou pelo mundo inteiro em varias escolas budista e tem cerca de 376 milhões de seguidores.
O nascimento do budismo surgiu para responder a necessidade, o pensamento erudito hindu havia se espalhado para varias escolas em todas as regiões, os pensamentos produzidos pelos mestreseram doutrinas assemelhadas, e Buda as considerava muito erradas. Buda queria afastar as doutrinas enganadoras e acabar com os rituais complicados.
O Buda não deixou nada escrito explicando o budismo ou mesmo citando os ensinamentos desta doutrina, ele mostrou ao povo como se libertar e ensinou a compaixão, a simplicidade e o caminho da purificação. E hoje o budismo é uma das religiões maisconhecidas, comentadas e seguidas do mundo.

O Buda
Há vinte e cinco séculos atrás Siddhart Gautama passou por uma libertação, onde direcionou sua mente a destruir por completo o veneno da concupiscência, o veneno do amor à existência (o apego), o veneno da falsa opinião (engano, superstição) e o veneno da ignorância (ignorância das nobres verdades). Ele dedicou o resto de sua vida a ensinar o povocomo conseguir essa mesma liberdade, com isto ficou conhecido como Buda – “o que foi despertado”.
Buda significa “aquele que sabe a verdade” ou “aquele que despertou”, ele sendo o primeiro Buda é o mais brilhante e o que criou o budismo, no século VI a.C.
Não se sabe muitas coisas sobre este homem, pois não havia a preocupação de se fazer registros históricos naquela época. O que se sabe é alocalidade de seu nascimento, Lumbini localizada nas planícies de Terai no norte da Índia, onde hoje em dia o território pertence ao Nepal. Era um príncipe da dinastia Sakia, sua mãe a rainha Maya morreu logo após seu parto. Guatama casou-se aos 16 anos com Yosodhara e teve Rahula seu único filho.
Sua historia é contada através de lendas que explicam sua vida e como se tornou o homem da iluminação.“A lenda conta que Maya, a mãe de Buda passava uma temporada de abstinência e castidade no Palácio do Reino de Kapilavastu, no norte da Índia, quando, numa manhã, foi vencida pela sonolência, deitando-se na cama real de seu aposento. E começou a ter um sonho muito especial.
A Rainha Maya sonhou que os quatro reis celestiais, os senhores das quatro direções do Mundo de Tusita, a Terra da...
tracking img