A burocracia em prol da alienacao

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (650 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A burocracia em prol da alienacao

Com a ascensao da dominacao racional-legal, essencial ao desenvolvimento do capitalismo, a impessoalidade passou a dominar as relacoes de trabalho. Para que istofuncionasse, se fez necessária a criacao de um sistema burocrático, cujo "objetivo inicial é aumentar a produtividade e gerar lucro" (Motta e Vasconcelos, 2006). Mas por que a burocracia, que na suaessencia teria a finalidade de maximizar a eficiência no alcance de objetivos, é vista como algo cansativo e ineficiente pelos brasileiros? Esta pergunta pode ser facilmente respondida ao analisarmosalguns exemplos.
Primeiramente, para abrir empresas no Brasil, o processo burocrático leva cerca de 157 dias; para fechá-las, este período pula assustadoramente para 10 anos. As mesmas empresasgastam cerca de 1 milhao de reais por ano só com burocracia, o que é péssimo para o crescimento econômico do país. Como se nao bastasse, o excesso de burocracia atrapalha até mesmo o desenvolvimento daciência e da tecnologia. Nao é a toa que o nosso país é um dos mais burocráticos do mundo. De acordo com pesquisa feita pelo Banco Mundial, que avaliou 183 países, o Brasil ocupa a posicao 127 no rankingdos países onde é mais fácil abrir um negócio, ficando atrás de países menos desenvolvidos como Nicarágua e Suazilândia.
Acredito que este exagero de burocracia se deva ao fato de que osgovernantes procuram manter o povo alienado, para que possam exercer o poder da forma que bem entenderem. Max Weber nao podia estar mais correto ao afirmar que "toda burocracia busca aumentar a superioridadedos que sao profissionalmente informados, mantendo secretos seu conhecimento e intencoes" (Weber, 1982).Como a lógica burocrática é impessoal, os governados estarao sempre distantes de qualquer decisaoque venha a ser tomada pelo governo. Ironicamente, as mesmas autoridades racionais-legais que por vezes se beneficiam desta impessoalidade, muitas vezes delegam cargos e prestígios para familiares...
tracking img