A brincadeira de faz de conta

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1124 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A brincadeira de faz de conta: lugar do simbolismo, da representação, do imaginário.
Brincando de faz de conta, esse tipo de jogo recebe varias denominações: jogo imaginário, jogo de faz de conta, jogo de papéis ou jogo sociodramatico. Os termos simbólicos, representativos, imaginativo ou faz de conta podem ser vistos como sinônimos, desde que sejam empregados para descrever o mesmo fenômeno.
Oinicio da abertura do mundo infantil, data o século XIX, na Alemanha, com Goethe e Schiller, que desenvolveu uma teoria sobre a natureza do jogo.
Froebel e Pestalozzi, pioneiros no campo da educação infantil eram sensíveis a importância do jogo na infância relacionado a pratica do ensino e educação da criança.
Antes do século XIX o jogo imaginativo já existia mais passava despercebido para omundo adulto, eles não percebiam que as crianças tinham necessidades diferentes dos adultos, que as crianças não são mini adultos.
Muitos teóricos e estudiosos do assunto, como Freud, Piaget, Luria e Vygotsky, afirmam que o jogo de fantasia possibilita observar a origem dos devaneios na fase adulta. Examinado alguns jogos imaginativos naturais que enfatizam o faz de conta, como voar, cair, correre pular corda representa experiências concretas que envolvem um mínimo de elementos, de imaginação e de faz de conta.
Para Piaget (1971), quando brinca, a criança assimila o mundo a sua maneira, sem compromisso com a realidade, isto que Piaget chama de jogo simbólico, que evolui para o estagio de jogo sociodramatico, isto é, a representação de papeis, como brincar de medico, de casinha, demamãe, etc.
O jogo simbólico individual pode, também, de acordo com a ocasião, transformar-se em coletivo, o jogo simbólico situa-se entre 2 e 4 anos de idade, declinando a partir daí.
Singer (1973): a maior parte dos jogos de faz de conta também tem qualidade social no sentido simbólico. Envolve transações interpessoais, acontece com pares ou grupos de crianças que introduzem objetos animados,pessoas e animais que não estão presentes no momento.
Vygotsky (1984): O que define o brincar é a situação imaginária criada pela criança. Além disso, devemos levar em conta que brincar preenche necessidades que mudam de acordo com a idade. Exemplo: um brinquedo que interessa a um bebê deixa de interessar a uma criança mais velha.
Segundo Vygotsky (1991), a imaginação é uma atividade consciente quenão está presente na criança muito pequena. Como todas as funções da consciência, ela surge originalmente das ações da criança. A brincadeira que comporta uma situação imaginaria também contém regras. Não uma regra explícita, mas criada pela própria criança.
O autor ressalta que à medida que a criança se desenvolve, há uma modificação: a. princípio predomina a situação e as regras estão implícitas,conforme vai crescendo, a regras começam a predominar, tornando-se explícitas, a partir desse momento a situação imaginária fica oculta.
Embora a brincadeira não seja único aspecto predominante na infância, é ela que proporciona o maior avanço na capacidade cognitiva da criança. É por meio da brincadeira que a criança se apropria do mundo real, domina conhecimentos, se relaciona e se integraculturalmente, indo além do seu comportamento habitual, de modo a atuar num nível superior ao que realmente se encontra.
Ao brincar e criar uma situação imaginária, a criança pode assumir diferentes papéis: pode se tornar um adulto, outra criança, um animal, ou um herói televisivo; pode mudar o seu comportamento e agir e se comportar como se fosse mais velho do que realmente é, pois ao representaro papel de “mãe”, a criança irá seguir as regras de comportamento maternal, porque agora ela pode ser a “mãe”, e ela procura agir como uma mãe age.
Vygotsky ainda chama atenção para o fato que, para a criança com menos de três anos, o brinquedo é coisa muito seria, pois ela não separa a situação imaginaria da real.
Dessa forma, o brinquedo tem grande importância no desenvolvimento, pois cria...
tracking img