A brincadeira de faz de conta

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (388 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A Brincadeira de faz de conta: lugar do simbolismo, da representação, do imaginário.



Ao brincar de faz de conta, a criança desenvolve tantas representações que, até mesmo os adultos, sesentem atraídos. O que alguns não sabem é que existe realmente um significado na ação de brincar, ou, as vezes, até sabem, mas não dão a devida importância.
Segundo Vygotsky, é quase impossívelpara uma criança com menos de 3 anos envolver-se em uma situação imaginária sozinha. É somente brincando que começa a observar um objeto, não como ele é, mas como gostaria que fosse. Lhe confere umnovo significado.
Sobre isso, aplicam-se também as ações das crianças, por exemplo, quando uma criança bate os pés no chão e imagina que está cavalgando, está dando mais importância ao significadoque está conferindo à ação do que à própria ação.
A Importância do Brincar e do Brinquedo.

Também para Vygotsky, o brincar tem sua origem na situação imaginária criada pela criança, em quedesejos irrealizáveis podem ser realizados, e, ao mesmo tempo, para construir uma maneira de acomodação a conflitos e frustrações da vida real. Outro teórico renomado nesse aspecto, Jean Piaget, afirmaque o brincar representa uma fase no desenvolvimento da inteligência, ou seja, é necessário brincar.
É através dos brinquedos e das brincadeiras que a criança tem a oportunidade de desenvolver umcanal de comunicação com o mundo adulto.
O fantástico, o imaginário, expressos na brincadeira da criança quando fala com um cabo de vassoura “como se” fosse um cavalo, fica zangada com seu cãozinhoimaginário porque fez sujeira no tapete da mamãe, mostram uma mistura de realidade e fantasia, em que o cotidiano toma outra aparência, adquirindo um novo significado. No sonho, na fantasia , nabrincadeira, as crianças demonstram o quanto são criativas e inteligentes, por isso não podemos privar estes momentos delas, o brincar e o imaginar são saudáveis e fazem parte da vida.
FACULDADE EÇA DE...
tracking img