A arte de argumentar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (616 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A segunda Guerra Mundial:

A Segunda Guerra Mundial foi um conflito bélico que ocorreu na primeira metade do século XX, envolveu mais de setenta nações, opondo os Aliados às Potências do Eixo. Aguerra teve início em 1 de setembro de 1939 com a invasão da Polônia pela Alemanha e as subsequentes declarações de guerra da França e da Grã-Bretanha, estendendo-se até 2 de setembro de 1945.

Estaguerra mobilizou mais de 100 milhões de militares, e acarretou a morte de, aproximadamente, setenta milhões de pessoas (aproximadamente 2% da população mundial da época), a maior parte foram civis. Éconsiderado o maior e mais sangrento conflito de toda a história da humanidade.

As principais nações que lutaram pelo Eixo foram: Itália, Japão e Alemanha. As que lutaram pelos Aliados foramespecialmente: França, Grã-Bretanha, Estados Unidos e União Soviética.

A guerra terminou com a rendição das nações do Eixo, seguindo-se a criação da ONU (Organização das Nações Unidas), o início daGuerra Fria entre Estados Unidos e União Soviética (que saíram do conflito como superpotências mundiais) e a aceleração do processo de descolonização da Ásia e da África.



* - A Rússia juntou-se aoutras repúblicas formando a URSS e o socialismo de Stálin continuava se espalhando.
- Os EUA tornaram-se a maior potência mundial, maior vendedor e maior comprador.
- A Alemanha estava indignada comtodas as sanções e prejuízos que o mundo lhe impôs após a Primeira Guerra.
- Devido a essa indgnação, os regimes autoritários de extrema direita tornaram-se populares: Hitler na Alemanha, Mussolinina Itália, Franco na Espanha, Salazar em Portugal.
- O crash da bolsa de valores de Nova York em 1929 abalou o mundo, provocando uma grave crise financeira global.
- Hitler invadiu a Áustria e osSudetos da Tchecoslováquia. Na Conferência de Berlim, França e Inglaterra permitiram que a Alemanha ficasse com esses territórios, mas proibiu outras invasões. No entanto, logo após Hitler invadiu a...
tracking img