Arte de argumentar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (269 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A arte de argumentar: gerenciando razão e emoção.
• Resumo do livro: " A arte de argumentar: gerenciando razão e emoção."
Do autor: Antônio Suárez Abreu

Argumentar é a arte deconvencer e persuadir. Convencemos quando alguém passa a pensar como nós. Persuadimos quando fazemos com que alguém aja realizando algo que desejamos. Muitas vezes, conseguimosconvencer, mas não conseguimos fazer alguém agir da maneira esperada.
Tudo que pensamos e fazemos é devido à infinidade de discursos e o mais significativo deles é o discurso do senso comumque permeia todas as classes sociais e é formado por fragmentos de discursos articulados.
Os momentos das grandes descobertas foram momentos em que as pessoas foram capazes deopor-se ao discurso do senso comum. Essa habilidade de opor-se sob diferentes pontos de vista em qualquer área está ligada ao exercício da criatividade.
Para argumentar precisamosobservar as condições necessárias como:
• Ter um contato positivo com o auditório, saber respeitar, ver e ouvir o outro. É preciso desenvolver a capacidade da audiência empática, som da voze da postura corporal do outro nos dão informações preciosas.
• Agir de forma ética, argumentar de forma honesta e transparente para que a argumentação não se torne manipulação.Aquele que vai argumentar precisa se adaptar ao auditório e prepara-lo previamente para aceitar a tese, é importante levar o auditório a concordar previamente com o “fato”.
É preciso,na hora de argumentar, não só gerenciar informações, mas também conhecer o outro a quem estas informações serão transmitidas, pois só o conhecendo é que saberemos adequar nossalinguagem para que a comunicação seja clara.
Se conhecemos o outro, certamente saberemos ainda a hierarquia de valores adotada por ele, o que facilitará todo o processo argumentativo.
tracking img