A arte da guerra

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2157 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DO ACRE
DIREITO
JEAN CARLOS FREIRE LIMA

A ARTE DA GUERRA

Rio Branco
2011
JEAN CARLOS FREIRE LIMA

A ARTE DA GUERRA

Trabalho apresentado na disciplina de Introdução ao Estudo do Direito, sob a orientação do Prof.º Cesar Claudino.

Rio Branco
2011

“Quasetodos os homens são capazes de suportar adversidades, mas se quiser por à prova o caráter de um homem, dê-lhe poder.”

Abraham Lincoln

ÍNDICE

Introdução 06
Perguntas e Respostas do Livro Arte da Guerra 07
Conclusão 10
Referências Bibliográficas 11

INTRODUÇÃO

Este trabalho visa responder a questões feitas numa abordagemao livro A Arte da Guerra, de Sun Tzu, tentando estabelecer paralelos entre a guerra e o cotidiano das pessoas.

1. Leia os trechos transcritos que falam sobre a guerra, em seguida, confronte-os, argumentando sobre o tema.
“Mestre Sun Tsu disse:
A guerra é uma visão vital para o Estado. Por ser o campo onde se decidem a vida e a morte, o caminho para a sobrevivência ou para a ruína, torna-sede suma importância estudá-la com muito cuidado em todos os detalhes.
Li Ch’uan: As armas são sempre motivo de maus pressentimentos. A guerra é um acontecimento tão grave que os homens não devem entrar nela sem antes se preparar com a devida cautela e com profunda reflexão.” (p.23).
As guerras sempre foram a principal forma de ampliação de territórios ou defesa destes. Face à quantidade de vidasem jogo, deve ser estuda em seus pormenores. Uma noção básica da guerra, simplista, todos os generais a tem. Eis a razão do estudo dos detalhes: o fator surpresa. Na visão de Sun Tzu, não era possível entrar numa guerra descabidamente, sem motivo relevante; o inimigo deveria ser racionalmente estudado.
As consequências da guerra são avassaladoras. Sempre refutadas pelo senso comum. Porém numavisão de Estado ela é necessária. A consolidação do Estado depende dela.

2- Pense nas guerras que assolaram a humanidade. Quais seriam, de um modo geral, os motivos que levaram os homens aos campos de batalha? Quais são as consequências da guerra para uma nação?
Entendo que as guerras acontecem basicamente por conta de três motivos principais, a saber: econômico, religioso e racial. No início,as tribos pré-históricas já lutavam pela conquista de novos territórios. Uma querendo sobrepor à outra. O homem sempre teve essa característica dominadora. A terra sempre despertou a cobiça do homem. O tempo passou e a causa ganhou novas formas. Já não se lutava mais pelo que havia sobre ela, mas pelo que estava sob ela: metais preciosos, petróleo e há quem afirme que a água, no futuro, poderá serrazão para a guerra. A intolerância religiosa também já causou muitas batalhas sangrentas. Cristãos versus protestantes; palestinos versus judeus; e assim por diante. Com a chegada dos dominadores vários conceitos culturais chegam juntos, dentre eles, os costumes religiosos. E isso causa muitos conflitos de opinião até chegar a um estado belicoso. A discriminação racial também gera inúmerosconflitos. Hitler, por exemplo, do alto de sua sandice quis fazer uma faxina étnica na Alemanha: varrer os judeus do mapa. Nos Estados Unidos, muitos negros também perderam a vida por causa do preconceito. E há vários casos mundo afora de intolerância racial. Todo conflito gera um saldo negativo para ambas as partes. Tanto para o vencedor quando para o derrotado o pós-guerra é traumático. Milhares devidas são perdidas; destruição econômica; grave perturbação social e em algumas vezes a perda da identidade nacional pela nação derrotada. Em alguns casos as garantias básicas do ser humano são tolhidas, por exemplo: o direito de ir e vir, liberdade de pensamento e expressão, liberdade religiosa etc.

3- “A guerra é igual fogo, aqueles que não querem mais depor as armas, acabarão por elas...
tracking img